Por Guilherme Wiltgen
A Força Aérea Brasileira (FAB) vai transportar 11,6 toneladas de ajuda humanitária que seguirão para a Polônia nesta segunda-feira (07).
A ajuda humanitária é destinada à Ucrânia e vai seguir no KC-390 Millennium do 1º Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT) – Esquadrão Zeus, sediado na Base Aérea de Anápolis (BAAN).
A mesma aeronave da FAB que vai transportar a ajuda, também vai realizar o resgate de cidadãos brasileiros que conseguiram fugir da guerra na Ucrânia.
A aeronave de transporte vai decolar da Base Aérea de Brasília nesta segunda-feira (7) à tarde, para o resgate de brasileiros. Por determinação da Presidência da República, também foram incluídos os animais de estimação no voo de repatriamento.
O KC-390 Millennium vai pousar em Varsóvia, na Polônia, onde os cidadãos devem embarcar conforme definições do MRE. Serão realizadas escalas técnicas em Recife, Cabo Verde e Lisboa.
Segundo o MD, “Resgatar cidadãos brasileiros em outros países é uma tradição das Forças Armadas. Somente países livres, independentes e soberanos têm a capacidade de cuidar dos seus, aqui ou em qualquer lugar do mundo”.
A missão, que está sendo coordenada pelo Ministérios da Defesa (MD) e das Relações Exteriores (MRE), foi determinada pela Presidência da República. A chegada ao Brasil está prevista para quinta-feira (10) pela manhã.
FOTOS: Ilustrativas
Conforme texto ajuda está destinada a Ucrainia. Entendo que será desembarcado em Varsóvia. De lá até fronteira com Ucrainia são pelo menos 400 km. Como ser transportada para Ucrainia. Isso já foi organizado ou somente quando chega lá alguém da embaixada vai entender que receberam um abacaxi e agora precisam fazer algo com isso. Quem é destinatário final desta remessa.
Usando os contatos dos Senhores será possível obter estas informações?
Que ajuda humanitária será transportada do Brasil para a Ucrania? 11 ton! Deve sair muito mais barato comprar na Polônia e mandar a embaixada brasileira entregar. Aqui sempre tem estes absurdos. Os caras transportam de avião, água mineral para o outro lado do país. Estou seguro que sai mais barato comprar no local.
Concordo plenamente. Ainda mais para dinheiro que foi usado para compra destes 11 toneladas pode acrescentar custo de voo da aeronave. Vai dar dobro.
Segundo o MD, “Resgatar cidadãos brasileiros em outros países é uma tradição das Forças Armadas. Somente países livres, independentes e soberanos têm a capacidade de cuidar dos seus, aqui ou em qualquer lugar do mundo”.
Se resgata aquele que está em situação sem saída, em perigo. Aquele que está no país livre sem ameaça de guerra, não corre risco de vida, e não corre perigo não necessita ser resgatado. Isso é mau aplicação do dinheiro público. Alguém deveria responder por isso. Vamos ver o que vai falar TCU sobre isso. Espero que os responsáveis caso decisão foi tomada errado serão responsabilizados.
Deste jeito os brasileiros que gostariam de voltar da Europa gratuitamente podem se deslocar para Varsóvia para pegar carona para Brasil.
Parabéns pelo comentário. Conseguiu com poucas linhas expressar um nível incomum de besteira.
Pode perguntar as pessoas que ganham um salário minimo e precisam sustentar casa no Brasil com quem elas concordam comigo ou comigo.
Maioria destas pessoas que sera beneficiada com viajem gratuita tem contas, ganharam em Euros, não ficaram la porque foram passar necessidades mas porque estavam ganhando dinheiro, maior do que no Brasil e não podem pagar passagem para retornar para Brasil de um pais que não esta em guerra, da Polonia? Por isso governo precisa mandar avião para resgatar eles a custa do povo brasileiro que não tem dinheiro para comprar gas para fazer comida?
Segundo cartilha posta neste artigo Governo esta obrigado dar “Suporte logístico, quando e necessário” o que foi feito no território que esta sob guerra. Governo cumpriu obrigação, garantindo meios de resgate e avisando todos os brasileiros que entraram em contato com embaixada. Agora estas pessoas tem livre escolha como retornar para Brasil, algumas delas nem pensam retornar. Vão ficar na Europa.
Nao sou do PT, para ja expressamente excluir acusação de eventual “falsa igualdade social”.
As pessoas que estão na Polonia estão sendo resgatadas de que voce pode me explicar? De qual tipo de cataclismo? Ja foram resgatadas da Ucrânia e transferidas para pais livre de qualquer ameaça. Agora podem voltar para Brasil (pagando passagem, escolhendo uma linha aérea de careira) ou ficar na Europa. Serão monitoradas ate pisar no solo Brasileiro e vao receber ajuda necessária caso precisam.
As pessoas ficando na Ucrânia ate ultimo momento, criaram uma situação por qual depois tentaram culpar governo brasileiro que não avisou eles. O que esta ridículo. Todo mundo sabia sobre eminente possibilidade de começo da guerra, so interessados que moraram no centro do problema não sabiam? Por favor não insultam minha inteligência. Nos Brasileiros temos um costume culpar nosso governo por qualquer calamidade interna ou externa e “exigir” imediata ajuda, por mais que não esta possível, como nos primeiros dias do conflito Russia – Ucrânia. Lembro estes ataques nos programas da Globo dos familiares daqueles que estavam na Ucrânia “exigindo” do governo ajuda imediata, culpado diplomatas brasileiros por eminente perigo que estavam passando familiares.
Em tempo recorde embaixada organizou evacuação dos cidadãos brasileiros, mas isso também foi motivo de critica. Porque os interessados precisavam se deslocar do hotel para estação a pe. Lembro estas reportagens de Kijów onde interessados estavam explicando que não foram para Ferroviária, porque trem sai a noite, era escuro e precisaram ir a pe. Eles queriam o que? Que embaixada muda horário de saida de trem, coloca ônibus na porta do hotel ou melhor BMW para transportar eles para Ferroviaria? Absurdo.
Agora ja saíram do pais atingido pela guerra e vao ser resgatando de um pais que não esta em guerra? Um pais que recebe voos de varias linhas aéreas que voam para Brasil. So comprar passagem e voar. Por mais que critiquei nossos jogadores que permaneceram em Ucrânia ate ultimo momento, eles foram exemplares. Quando saíram da zona de guerra, aqueles que queriam ou precisavam retornar para Brasil compraram passagem aeria e voltaram para Brasil. Pode? Sim pode?
Intendo que experiencia e traumática, mas vitimas de enchente em Petropolis também tem experiencia traumática e lutam pela propria sobrevivência, usando seus recursos, forca e vontade propria não olhando para governo.
Estou escrevendo besteira? Ou voce “expressa um nível incomum de besteira” tentando apoiar ajuda desnecessária para pessoas que não correm mais perigo. E mais “O resgate começa quando a embarcaracao, o veiculo ou a aeronave parte e so vai terminar quendo os repatriados chegam ao Brasil,…” nada nesta cartilha obriga ou determina que custos de resgate devem ser totalmente pagos pelo governo do Brasil. Governo organiza, coordena e verifica mas não tem obrigação de pagar. Ainda mais que maioria dos repatriados não ficaram em Ucrainha menos do que 12 meses então não tem residência fiscal no Brasil. O que significa que mais uma vez os pedreiros, lojistas, soldados, policiais, professores, motoristas e vários outros …. pagam viajem deles dos seus impostos.
Conversa com sua vizinha que recebe um salário minimo se concorda com isso? Pergunta ela quem esta expressando um nível incomum de besteira.