Por Guilherme Wiltgen
A Marinha do Brasil (MB) realizou hoje, no litoral gaúcho, uma operação típica de guerra em apoio à população do Rio Grande do Sul (RS).
Coordenada pela MB, foi realizada a transferência de carga por helicópteros entre o Porta-Aviões Nuclear USS George Washington (CVN 73) e o Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) Atlântico (A 140)
O USNS John Lenthall (T-AO-189) foi abastecido no Porto do Rio de Janeiro (RJ) com donativos arrecadados e armazenados pela MB e transportou para área marítima do RS. Durante o deslocamento do Rio de Janeiro para o Rio Grande do Sul, a carga foi transferida para o USS George Washington e deste para o NAM Atlântico através de VERTREP (Vertical Replenishment) em alto-mar, empregando helicópteros Seahawk brasileiros e norte-americanos. O VERTREP aconteceu como desdobramento da Operação Southern Seas 2024.
A Marinha do Brasil empregou nessa operação o helicóptero SH-16 Seahawk (Sikorsky S-70B), do 1º Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino (HS-1). Já a US Navy o helicóptero MH-60S Seahawk do Helicopter Sea Combat Squadron (HSC) 5 – Nightdippers.
O Vertical Replenishment consiste em uma operação militar de transferência de material entre navios utilizando-se helicópteros. Nesta ocasião em específico, foram transportadas as doações do navio norte-americano para o brasileiro.
Após receber toda a carga de 15 toneladas de donativos, o NAM Atlântico atracará novamente em Rio Grande (RS) para desembarcar o material.
No total, foram realizadas 31 sortidas entre os dois navios, sendo 16 delas realizadas pelo Esquadrão HS-1 e 15 pelo Esquadrão HSC 5.
A atividade visa ampliar a capacidade logística de transporte de donativos, além de contribuir para o incremento da interoperabilidade entre as duas marinhas.
Parabéns a todos pelo trabalho! Vendo essas imagens do helicóptero bem em cima dos homens me lembrei de uma tragédia envolvendo esse tipo de aeronave em um filme onde ele cai em cima de uma criança e decapita outra criança e um homem. É por essa e por outras que o convés de um porta-avião é uma área bem delicada.