Brasília (DF), 19/08/2021 – O Governo brasileiro, por intermédio de ação interministerial envolvendo a Justiça e Segurança Pública (MJSP), a Defesa (MD), as Relações Exteriores (MRE), a Saúde (MS) e o Desenvolvimento Regional (MDR), definida no âmbito do Grupo de Trabalho Interministerial sobre Cooperação Humanitária Internacional, tomou a decisão, em 18 de agosto, de enviar ao Haiti Missão Humanitária Multidisciplinar, em resposta emergencial à tragédia causada por terremoto em 14 de agosto.
A missão contará com a participação de uma aeronave de transporte KC-390 Millennium, da Força Aérea Brasileira, prevista para partir em direção a Porto Príncipe no próximo final de semana, com o propósito de levar pessoal e material de apoio à emergência humanitária.
A missão deverá ter equipes de especialistas e peritos em busca e resgate em estruturas urbanas colapsadas, além de contar com “kits” de medicamentos e insumos estratégicos para assistência farmacêutica emergencial, doados pelo Ministério da Saúde.
A configuração da missão poderá ser ajustada em função das necessidades e dos entendimentos que estão sendo mantidos com o governo haitiano.
Por ocasião do Dia Internacional Humanitário, celebrado hoje, 19/08, o Governo do Brasil reitera a sua manifestação de solidariedade ao povo haitiano e reafirma seu compromisso com o bem-estar e a estabilidade do Haiti.
Absurdo isso. Ainda esperam encontrar gente com vida em baixo dos escombros? Depois desse tempo todo?
Demorou. Como exercer um mínimo de liderança regional desse jeito?
Porque essa demora toda…. 4 dias pensando?? a diplomacia brasileira morreu mesmo, Brasília se esqueceu que somos o maior pai sul americano e temos um papel regional a cumprir. Mande logo 2 KC390 e engenharia do EB para auxiliar no resgate e remoção de escombros.
Missão altamente simbólica e que deve ser exaltada pela sua total aderencia aos princípios de apoio humanitário.
Parabéns ao governo brasileiro pela iniciativa!