Por Guilherme Wiltgen
Em um esforço conjunto, a Embraer, através da Embraer Defesa & Segurança, apoiou o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos.
O KC-390 Millennium PT-ZNG, da área de ensaio em voo da Embraer, apoiou o esforço da Força Aérea Brasileira (FAB) transportando mais de 17 toneladas de doações para as famílias impactadas pelas enchentes do Rio Grande do Sul.
Nesse dia, o PT-ZNG se juntou a outros quatro KC-390 dos Esquadrões Gordo (1°/1° GT) e Zeus (1° GTT).
O problema das encomendas dos KC-390 vem da necessidade crescente de produzir superávit para satisfação do mercado e dos custos exagerados das FFAA com as suas folhas de pagamento tanto do pessoal inativo quanto do ativo. A tempos as FFAA demonstram um descompasso com a realidade econômica do país e uma quase falta de compromisso com os interesses nacionais. Existem vários exemplos em relação a isso. O que demonstra a necessidade de uma gestão profissional por parte do MD impondo metas e estabelecendo diretrizes visando a eficiência e a execução orçamentária de forma equilibrada voltada a redução das despesas e o cumprimento dos programas prioritários em termos de prazos e metas físicas. Basta dizer que enquanto as FFAA tropeçam no básico, estas mesmas Forças estão investindo milhões na construção de novas unidades escolares como a nova ESA em Pernambuco e o novo ITA no Ceará… Enquanto a MB e novamente a FAB consomem o seu orçamento comprando novos helicópteros de treinamento quando poderia terceirizar e locar estes aparelhos por hora voadas diretamente com o fabricante… Isso sem falar das possibilidades de centros de formação comuns às três forças que poderiam ser explorados de forma a reduzir substancialmente os custos… Enfim nada é por acaso.
Pronto, agora temos dois especialistas de sofá achando que sabem mais do que a FAB pode ou não ter/operar/manter.
Duas mentes privilegiadas disperdiçadas pela Força Aérea.
É cada uma, o pior é que eles realmente acreditam no que escrevem! 🤦🏻♂️
Desculpa Roberto Land, se feri seus sentimentos.
Afirmo isso, diferente do seu comentário com pressupostos, através de um comentário com sentimentos de quem está há mais de dez dias dormindo menos de 4h por dia pra atender a demanda de meus irmãos gauchos, na maior tragédia (anunciada) junto com outras associaçôes, tentando alimentar 10 mil abrigados dos 380 mil totais e dos quase 1.200.000 atingidos.
utilizo agora, a seguinte narrativa:
O pedido inicial da FAB que era de 28 unidades, não foi eu quem inventou isso.
Apesar dos 19 hércules operacionais nos últimos anos, a FAB chegou a operar 28 unidades.
A FAB alegou contigenciamento e não perda de interesse, ninguem planeja ter algo se não precisa, ainda mais uma força armada que tem papel fundamental entre suas prerrogativas a interligação regional e o transporte aéreo de mantimentos e efetivos para os 4 cantos deste país.
Então meu amigo forista, se não tenho o cerno da informaçâo pela diminuição do pedido, possuo capacidade crítica e lógica o suficiente que foi escolha de Sophia, ou seja mais Gripens é igual a menos kcs, numa aritimética insana de uma defesa naciomal que só é movida a champanhe e caviar.
Critico, porque é no lado mais fraco que rompe a corda.
Nâo critico por criticar, muito menos desdenho opinião alheia.
Boa tarde!
Leonardo, suas suposicoes nao te fazem especialista no assunto. Muita presuncao da sua parte achar que entende mais do que a FAB sobre suas necessidades.
Agora se voce acha que nao pode ser criticado pelo que posta publicamente em um site de discussao democratico com é a DAN, sinto muito!
Ninguem é obrigado a conbirdar contigo e voce nao vai impedir quem o faça com textão.
Continue com o seu nobre trabalho de ajuda no RS…
Faço minhas suas palavras em gênero e número. Concordo plenamente e acrescento que além de diminuir a quantidade de aeronaves para um país de dimensões continentais como o nosso ainda temos a diminuição da entrega por ano. Será apenas uma aeronave por ano, e no final das contas adiaram também a entrega dos Gripens e que também são em quantidade insuficiente. Em resumo credito em muito dessa situação ao ex comandante da FAB Batista Jr que fez todo esse engodo e no final ficamos com quase nada dos dois meios.
Quanto ao cidadão aí que questiona opinião, tenho que dizer que nem todos que participam aqui são especialistas e que ou ele deve ter tolerância para com quem por ventura tenha menos informações que ele ou ele deve ir para um site só de especialistas, porque muitos que gostariam de manifestar uma opinião ficam coagidos em faze-lo
O que o Brig Baptista tem a ver com reducao de ritmo de entrega? Cobre o incompetente que ocupa a cadeira de presidente para honrar com os compromissos e pagar a Embraer e a Saab. Rapidinhos as aeronaves estarão voando!
A proposito, se nao consegue contra argumentar nao venha com esse mimimi de se sentir coagido a comentar.
Ninguem aqui é obrigado a concordar com o que voce pensa e muito menos proibido de te responder!
Me calo à ignorância.
Falar de painho te incomoda ne? 🤣🤣🤣
Essas reduções de pedidos foram definidas no governo passado. Não tem nada haver com o atual governo.
Se a encomenda da FAB tivesse sido mantida em 28 exemplares, quantos já teriam sido entregues? Um ou dois a mais do que os que foram entregues até agora? O total de 19 unidades contratadas vai permitir uma capacidade que a FAB NUNCA teve antes.
“ Apesar dos 19 hércules operacionais nos últimos anos, a FAB chegou a operar 28 unidades.”
Negativo! Nos últimos anos a FAB operou ao redor de 10 C/KC-130, número que já vinha caindo paulatinamente, com as desativações programadas. Quando a operação dos Hércules se encerrou na FAB, somente 03 células estavam ativas. E a FAB NUNCA operou 28 C/KC-130 ao mesmo tempo. O total de aeronaves recebidas, em 3 ou 4 lotes distintos, foi de 29 células, mas muitas foram recebidas para repor perdas. O máximo que a FAB teve de C-130 ativos, ao mesmo tempo, foi de 23 células, mas por pouquíssimo tempo, pois logo em seguida, as célula da variante E que ainda operavam foram desativadas.
A encomenda atual de 19 KC-390 atende o que a FAB precisa. Mais que isso, precisará de mais aporte financeiro e não sei se há necessidade de mais aeronaves. O que vemos agora é o pequeno número já recebido de KC-390, somado à desativação dos Hércules. O ritmo das entregas deveria ser maior, mas o total de 19 células é adequado e é o que a FAB pode manter e operar.
Isso me faz refletir sobre a dimimuição do pedido deste cargueiro?
Pedidoa da FAB é claro.
Essa diminuição das encomendas foi um tremendo erro