Por Guilherme Wiltgen,
Imagens liberadas hoje, mostram a parte do interior do navio de assalto USS Bonhomme Richard (LHD 6), destruída pelo incêndio que iniciou nesse domingo (12), na Base Naval de San Diego. Além do interior, o convoo e o passadiço sofreram muitos danos, ocasionando o colapso do mastro de vante.
Apesar dos esforços das equipes do próprio navio, dos navios próximos, dos bombeiros da Base, do San Diego Fire Dept. e do Esquadrão HSC-3, o navio queimou durante 48 horas, provocando danos de grande monta no capitania do Expeditionary Strike Group 3 (ESG-3).
O Comandante do ESG-3, o Rear Adm. Philip Sobeck, informou que estão sendo feitos todos os esforços para salvar o navio, e que as causas ainda vão ser apuradas.
Além disso, informou que o sistema de combate a incêndio do navio não estava operacional porque estava realizando trabalhos no estaleiro, e com isso, o combate ao incêndio teve um início mais lento, apesar dos esforços da tripulação do navio, que contava com apenas cerca de 160 tripulantes a bordo, quando o incêndio começou, limitando o número de pessoas que poderiam contribuir para os esforços iniciais do controle de avarias.
A US Navy informou que a temperatura chegou perto de 1.000 graus e que foram feitas avaliações quanto ao equilíbrio do navio, devido a quantidade de água que estava sendo jogada a bordo para o combate ao incêndio, para garantir a estabilidade e não criar um problema ainda maior.
Esse ai vai virar alvo e consequentemente coral, o estrago foi muito grande