A Indonésia tem cerca de 72 horas para resgatar 53 tripulantes de seu submarino desaparecido antes que eles fiquem sem oxigênio, disse a Marinha.
Acredita-se que o KRI Nanggala (402) tenha desaparecido a cerca de 100 quilômetros da costa de Bali na manhã de quarta-feira. Seis navios de guerra, um helicóptero e 400 pessoas estão envolvidos na busca.
Cingapura e Malásia despacharam navios, e os EUA, Austrália, França e Alemanha ofereceram assistência.
O submarino de fabricação alemã estava conduzindo um exercício, mas não apresentou relatório e o contato foi perdido, disse a Marinha.
“Conhecemos a área, mas é bastante profunda”, disse o primeiro almirante Julius Widjojono à agência de notícias AFP.
Alguns relatos afirmam que o contato com o submarino foi perdido depois que ele recebeu autorização para mergulhar em águas mais profundas. Enquanto isso, um vazamento de óleo encontrado perto de onde o submarino mergulhou pode apontar para danos no tanque de combustível ou também pode ser um sinal da tripulação, disse a Marinha.
O navio desaparecido é um dos cinco submarinos operados pela Indonésia. Foi feito no final dos anos 1970 e passou por uma reforma de dois anos na Coreia do Sul, concluída em 2012.
Um porta-voz da Marinha disse à BBC que o incidente foi a primeira vez que a Indonésia teve com um de seus submarinos. Mas incidentes semelhantes aconteceram em outros lugares. Em 2017, o ARA San Juan da Argentina desapareceu no Atlântico Sul com 44 tripulantes a bordo.
O local do naufrágio foi localizado um ano depois e as autoridades informaram que o submarino implodiu.
FONTE: BBC
Justamente o problema: são feitos para não serem percebidos.
Infelizmente é difícil crer que a estrutura do submarino ainda esteja intacta. Se as manchas de óleo encontradas forem dele, como seus tanques de combustível são internos, tudo leva a crer que afundou para uma profundidade além de sua resistência estrutural como suspeita o Almirante indonésio ao dizer que estaria a 700 metros.
Olá senhores editores e, visitantes, etc.!!
Gostaria de fazer uma pergunta.
De antemão ressalto que não obterei resposta. Mesmo assim a farei sem o intuito de produzir factóides provocar polêmica.
Pergunta: uma fonte super secreta, respeitabilíssima a qual diversas razões está in-off, informou-me que o insidente/alagamento, ocorrido com o submarino Riachuelo, da MB o teria “ferido de morte”. Alguém tem alguma informação nesse sentido, já que o ocorrido está envolto em sepulcral mistério.
Abraços a todos!!
Resposta direta do estaleiro, uma fonte crível para acalmar vc e a todos que como vc, confiam em “fontes” respeitáveis.
Leia abaixo e diga para sua fonte, procurar se informar melhor.
Boa noite, Amigo. Posso lhe ajudar e garantir o seguinte: essa “fonte fidedigna e super secreta” ou é mal intencionado, ou muito mal informado.
O Riachuelo está de volta à água, e deverá retornar aos testes de mar em muito breve.
Como pode ver, não mataram o Riachuelo.
submarinos deveriam ter um dispositivo que, em caso de emergência, lançasse na água uma mancha colorida indicando a localização aproximada
Prezado PCOA, há uma bóia que é liberada manualmente ou por pressão e que, ao chegar à superfície, envia um sinal de “distress”… abraço…