Por Guilherme Wiltgen
A situação da Fragata Norueguesa HNoMS Helge Ingstad (F313), se agrava, o navio já está adernado por boreste e o nível da água que estava próximo do convoo, já o encobre parcialmente.
Os rebocadores estão trabalhando para evitar que a Fragata aderne totalmente por boreste, onde é possivel ver os danos causados na Fragata pela colisão com o petroleiro de 62.000 toneladas.
Conforme noticiamos mais cedo, comparando a inclinação do navio nas duas imagens, é nítido o agravamento da situação e, por conseguinte, aumentaram as chances do navio ir a pique, pois não foi possível estancar a entrada de água no seu interior.
Adernou totalmente a boreste https://youtu.be/t_8EIcjUsyc 🙁
esse já era
Pelas fotos, fica a impressão de um rombo de uns 50 metros na lateral… Se for mesmo, dificilmente o controle de danos poderia ter feito algo…
Isso vai custar caro aos noruegueses…
Sempre que esses navios militares se deparam com cargueiros eles levam a pior. Muitos petroleiros tem casco duplo o que reforça a resistência desses navios, por isso suportam colisões com os navios militares. Os porta-contêineres também são bem reforçados por causa dos grandes vãos para comportar as caixas.
Boa sorte aos noruegueses!
Sim, e verdade, cascos de petroleiros são reforçados, mas as Burkes se chocaram com navios grandes e mesmo se arrastando, chegaram ao porto. a OHP que levou dois Exocet se manteve flutuando. Sabe qual o problema??
Estes navios europeus de “papel”, cruz de ferro de passar roupa com pagode tailandês te exatamente zero de resistência estrutural a impactos no casco. tudo pelo alivio de massa, anteparas fracas, poucos compartimentos estanques, chaparia fina e mal estruturada.
A imagem da Navantia de produzir navios frágeis vai aumentar.
O navio-patrulha Warao que encalhou no Nordeste brasileiro não pode ser recuperado. Agora essa F310.
Sei muito bem que dependendo do encalhe (Warao) e do abalroamento o navio sofre danos severos, mas para a imagem da Navantia, mais essa perda, vai trazer consequências.
Essa classe de navio é belíssima. Porem, muito criticada na Noruega por ter sub armado o navio (capacidade para 32 lançadores Mk41, mas só 8 instalados) e pela corrosão precosse das obras vivas.
Apesar dos comentários acima, fico feliz pois nenhum marinheiro foi perdido. Que os feridos se recuperem o mais breve possível.
Prejuizo brabo, parece ser uma fragata no estado da arte, ao menos não houveram vítimas graves, mas não deixa de ser barbeiragem, navio cheio de sensores e tudo mais !!!