Por Caitlin M. Kenney
WASHINGTON – Um dos sistemas de combate a incêndio a bordo do USS Bonhomme Richard (LHD 6) estava em manutenção e não estava operacional quando o incêndio devastador começou. Acredita-se que o incêndio se originou no compartimento de carga do navio, disse um oficial da Marinha na segunda-feira.
Na segunda-feira, 34 marinheiros e 23 civis foram tratados por ferimentos leves, enquanto os bombeiros combatem o incêndio a bordo do navio pelo segundo dia, disse a Lt. Cmdr. Nicole Schwegman, porta-voz da Naval Surface Force, U.S. Pacific Fleet. Dos 17 marinheiros que foram hospitalizados no domingo, cinco permaneceram nas instalações médicas para observação e estão em condições estáveis. Até agora, os ferimentos leves incluem exaustão pelo calor e inalação de fumaça, segundo Schwegman.
A causa do incêndio ainda está sob investigação e a origem de uma explosão que também ocorreu no navio no domingo ainda é desconhecida, informou a Associated Press. O incêndio foi relatado a bordo do navio de assalto anfíbio por volta das 8:30 da manhã de domingo, enquanto estava atracado no píer, disse Mike Raney, porta-voz da Naval Surface Force, US Pacific Fleet. Na hora do incêndio, cerca de 160 marinheiros estavam no navio, que estava em manutenção, segundo Raney. O navio normalmente tem uma tripulação de cerca de 1.000 marinheiros. Autoridades da Marinha acreditam que o incêndio começou no porão de carga do navio, onde muitos suprimentos, como drywall, estavam sendo armazenados para a manutenção do navio, disse o almirante Philip Sobeck, comandante do Expeditionary Strike Group 3, a repórteres na segunda-feira.
Um dos sistemas de supressão de incêndio do navio não estava operacional no momento do incêndio, porque estava sendo revisado no estaleiro, forçando-os a combater o incêndio com pessoas e suprimentos do píer e do estaleiro, disse Sobeck. “Nas últimas 24 horas, 400 marinheiros estiveram a bordo do navio para garantir que façamos todos os esforços para salvá-lo”, disse ele. As operações de combate a incêndios continuaram a bordo do navio durante a noite e três helicópteros com o sistema “Bambi Bucket” foram trazidos para ajudar. Até agora, as aeronaves fizeram mais de 415 voos para despejar água sobre o navio, disse o capitão Will Eastham, comandante do Esquadrão de Helicopter Sea Combat Squadron 3, na segunda-feira, durante uma entrevista coletiva. Espera-se que os helicópteros trabalhem durante toda a segunda-feira e à noite.
“O fogo se espalhou por todo o navio em estágios variados”, disse Sobeck, e as autoridades da Marinha acreditam que os cerca de 1 milhão de galões de combustível a bordo do navio são separados do fogo por dois conveses. O calor que chega ao combustível continua sendo uma preocupação, mas as equipes estão trabalhando para manter o risco baixo, disse ele. O navio também está sendo monitorado devido à quantidade de água usada no navio para apagar o incêndio. Sobeck disse que o pessoal está trabalhando constantemente para manter um equilíbrio. Os bombeiros estão encontrando muitos detritos que caíram ao combater o incêndio, como andaimes dos trabalhos de manutenção, de acordo com Sobeck. Eles devem mover um compartimento para outro, avaliando a estabilidade e a temperatura de cada um, chegando a 1.000 graus, disse ele.
“Sinto-me absolutamente esperançoso porque conseguimos que os marinheiros realizassem o que eles treinam e eles são profissionais”, disse Sobeck. O almirante Mike Gilday, chefe de operações navais, chamou o incêndio de “uma terrível tragédia”. “Somos gratos pela resposta rápida e imediata de bombeiros locais, da base e de bordo do USS Bonhomme Richard. Nossos pensamentos e orações estão com nossos marinheiros, suas famílias e nossos socorristas que continuam a combater o incêndio. Godspeed”, disse ele em comunicado.
Dois navios próximos, o USS Fitzgerald e o USS Russell, tiveram que se afastar do píer no domingo à tarde por causa do incêndio. O USS Fitzgerald acabara de chegar a San Diego em 2 de julho, de acordo com o US Naval Institute News, depois de passar por mais de dois anos de restauração e modernização após a colisão mortal em 2017 que matou sete marinheiros.
FONTE: Star and Stripes
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN