Por Guilherme Wiltgen
Os organizadores do exercício naval Rim of the Pacific (RIMPAC), informaram que ontem por volta das 8h HST (Hawaii Standard Time), ocorreu um incêndio a bordo de um dos navios participantes e que as demais unidades navais estavam prestando auxilio.
Posteriormente, foi informado que às 13h40 o incêndio havia sido extinto e que os feridos haviam sido transferidos pelo helicóptero da Fragata francesa Prairial (F731) para o navio da Guarda Costeira dos EUA, USCGC Midgett (WMSL-757), e de lá foram evacuados por um helicóptero da Marinha dos EUA para para um hospital em terra.
O navio só foi identificado hoje como sendo a Corveta peruana BAP Guise (CC-28), com a nota emitida pela Marinha Peruana.
A BAP Guise (CC-28) é a ex-ROKS Suncheon (PCC-767), Corveta da classe Pohang da Marinha da Coreia do Sul, que foi descomissionada em 24/12/19 e transferida para a Marinha do Peru.
Abaixo, a nota da Marinha do Peru sobre o acidente:
1. Hoje às 13h00, durante o desenvolvimento no mar do Exercício Multinacional RIMPAC 2022, realizado no Havaí-EUA, a corveta BAP “Guise” sofreu um incêndio, que foi mitigado e controlado pela tripulação com apoio de unidades estrangeiras.
2. Infelizmente, dois tripulantes sofreram queimaduras e foram evacuados de helicóptero para seus respectivos cuidados em um hospital especializado em Honolulu, tendo os detalhes sido comunicados aos seus familiares. Deve-se notar que o resto do pessoal naval está ileso.
3. Da mesma forma, a Marinha do Peru providenciou para que o comando avalie e apresente um relatório inicial sobre os fatos ocorridos, para determinar as ações correspondentes.
Puts ainda bem q não teve mortos. Recuperação rápida para os marinheiros feridos