Por Guilherme Wiltgen
O Admiral Kuznetsov, o único navio-aeródromo da Rússia e que permanece em reparo no Porto de Murmansk, sofreu um incêndio segundo informou a RIA Novosti citando o Presidente da United Shipbuilding Corporation. “Houve uma pequena emergência durante os trabalhos de reparos do navio. O fogo foi extinto e todos os sistemas de combate a incêndio funcionaram corretamente. Não houve nenhum dano e ninguém ficou ferido”. No total, 20 pessoas foram evacuadas do navio.
O Admiral Kuznetsov está em reparo em Murmansk desde 2017. Em 2018, durante o processo de reparo, sofreu outro acidente no porto, quando um guindaste caiu sobre ele, danificando o convoo.
Essa não foi a primeira vez que o navio-aeródromo russo sofre um incêndio a bordo.
Em 07/01/09, um incêndio ocorreu a bordo Admiral Kuznetsov, enquanto estava fundeado ao largo da costa da Turquia, durante exercícios no Mediterrâneo com um grupo de navios da Frota do Norte. O incêndio foi causado por um curto-circuito e o incêndio provocou a morte de um tripulante por inalação de monóxido de carbono.
Em 2019 um outro incêndio, já com o navio em reparo no Porto de Murmansk, causou a morte de uma pessoa e 10 ficaram feridas. O incêndio teria sido causado durante um processo de soldagem.
É Ski-jump, não Sky-juno. É derivado do esporte ski.
Está cada vez mais difícil para a Rússia colocar em operação seu único navio aeródromo, acho que ia ficar mais barato comprar um fabricado na Índia ou China , já que ambos parecem querer deixar de operar navios aeródromos com rampa jump sky.
A Indía ainda agora estreou um porta-aviões com sky-jump.
Deveriam mudar o nome dessa coisa para Almirante Zippo ou Bic