Por Guilherme Wiltgen
O Ministério da Defesa da Venezuela informou que no dia 30 de março de 2020, às 00:45, o OPV da Guarda Costeira Naiguatá (GC-23), estava realizando missão de patrulha naval no mar territorial venezuelano, a noroeste da ilha de La Tortuga, quando foi abalroado pelo navio de passageiros Resolute, de 122 metros de comprimento e 8.300 toneladas de deslocamento, de bandeira portuguesa, no momento em que passava por um procedimento de controle de tráfego marítimo, causando danos de grande monta ocasionando o naufrágio do Naiguatá.
Segundo o comunicado do Ministério da Defesa, que classificou a ação do navio Resolute de “covarde e criminosa”, tendo em vista que o navio de cruzeiro não teria realizado o resgate da tripulação a deriva, violando os código Internacional de resgate da vida no mar.
Após o acidente, o navio rumou para Curaçao onde atracou, na manhã dessa terça-feira (31), no porto de Willemstad.
Imediatamente, a Armada Venezuela iniciou uma missão SAR efetuando o resgate de toda tripulação do OPV. Não foi informada a condição dos tripulantes.
Ainda segundo o comunicado, o Estado venezuelano realiza as ações legais correspondentes.
Parece que os venezuelanos tentaram bloquear o caminho do Resolute pra levá-lo a Venezuela, que furou o bloqueio.
https://www.columbia-cs.com/preliminary-statement-on-rcgs-resolute-incident/
Em qualquer outro lugar o Resolute estaria errado mas lá na Venezuela a situação do capitão seria perigosa então fez certo em fugir pra Curaçao. Isso não quer dizer que são culpados no acidente, mas abandonar os náufragos se explica pela política venezuelana.
KKKKKKKK Marinha Venezuelana está assim??? Imaginem o exército e a Força Aérea. Vai ter tanque desmachando depois de bater num fusca e caças caindo depois de coilidirem com um paulistinha. kkkkkkkkkk Que dá vontade de rir dá.
https://twitter.com/ConflictsW/status/1245131057021833217
Nesse link mostra danos no Resolute
A questão é saber:
O que o patrulha estava fazendo no caminho do navio de cruzeiro? Teria se colocado na frente de propósito para pará-lo?
Porque o operador de radar não detectou um navio tão grande?
Para o navio ter fugido sugiro duas hipóteses:
Ou o patrulha estava fazendo manobras agressivas contra o navio de cruzeiro e este fugiu para sobreviver…. Ou o navio de cruzeiro estava executando algum tipo de atividade irregular, como espionagem e fugiu para não ser apanhado!!
Já agora investiguem também as incursões de tropas venezuelanas em território brasileiro !
Isto está-me a cheirar a manobra de diversão do Maduro !
A marinha portuguesa é a mais antiga e uma das mais prestigiada da história mas não sabia que bastava um navio de cruzeiro para afundar um navio militar venuzuelano… kkkkkkkkkkkkkkk
Por esse ângulo, parece-se muito com o ex-L’Adroit (agora A.R.A. Bouchard).
A se investigar as causas do acidente, comprovando a culpabilidade dos envolvidos. Mas uma investigação seria e independente. A que saber porque o navio de cruzeiro não prestou socorro, pois isso é de altíssima gravidade.
Está claro como água límpida. O Cruzeiro não parou para socorrer para evitar contaminação do Covid19…🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Vc está velejando com sua família e vê uma embarcação de piratas somalis afundando, uns 10 daqueles do filme Captain Philips, e aí, a lei diz que vc tem que ir ao resgate, vc iria?
Veja bem, são especulações mas imagine que navio português estivesse sendo acossado pelo Venezuelano, aí acontece este evento de abalrroamento, vc pararia para resgatar diversos militares certamente insatisfeitos que se porventura se amotinarem é certo que nao haverão recursos para lidar?
Está lei é ingênua, vc não coloca seu navio ou sua tripulação em risco se a vida humana não estiver em perigo iminente, vc comunica autoridades competentes, se necessário joga um bote na água com epirb e vaza pois não adianta querer bancar o herói e multiplicar o problema!
Eu nem vou entrar na parte da possibilidade do navio português não saber que o venezuelano estava irremediavelmente danificado… simplesmente não vou julgar pois eu como comandante me coloco no lugar, primeiro a segurança da minha tripulação!
Para que o comandante do cruzeiro agisse de forma a não resgatar os náufragos é porque algum motivo tiveram. Navios mercantes tem se mostrado o terror de navios bélicos.
Acho que é ao contrário.
tá me cheirando a mentira por parte da Venezuela…