MARINHA DO BRASIL
COMANDO DO 1º DISTRITO NAVAL
NOTA À IMPRENSA
São José da Barra-MG. Em 08 de janeiro de 2022.
A Marinha do Brasil informa que tomou conhecimento de um acidente, no fim da manhã de hoje, após deslizamento de rochedo atingir embarcações que navegavam a região dos cânions, em Capitólio-MG.
A DelFurnas deslocou, imediatamente, equipes de Busca e Salvamento (SAR) para o local, integrantes da Operação Verão ora em andamento, a fim de prestar o apoio necessário às tripulações envolvidas no acidente, no transporte de feridos para a Santa Casa de Capitólio, e no auxílio aos outros órgãos atuando no local.
Um inquérito será instaurado para apurar causas, circunstâncias do acidente/fato ocorrido.
Assessoria de Comunicação Social do Comando do 1º Distrito Naval
Será que ninguém mais lembra que existe uma coisa que se chama fatalidade, e todos devem simplesmente lamentar. Procurar culpado para isso é perda de tempo.
Não era nem pra estarem ali, já aviam avisa do que tinha uma grande fenda na rocha ,.minas gerais está debaixo d’água tudo úmido , o que essas pessoas queriam ali, a própria marinha já deveria ter interditado aquele lugar.
Deus proteja as vitimas.
Acho que a população local já sabia que parte do paredão estava com uma grande rachadura. Não deve ter sido por falta de aviso e hoje fatalmente caiu. Quem é o responsável por isso? Vão dizer que é o Bolsonaro? O governador competente de MG? Ou Prefeitos e vereadores que não tomaram providências!
Para mim,foi imprudência das pessoas que estavam no local, mesmo com rochas caindo e avisos continuaram. Ontem caiu uma ponte e três pessoas foram levadas porque foram olhar a força da água encima dela! Mas quanto a culpar alguém de fora, já fizeram, inclusive, repórter afirmando que faltou fiscalização e uso de coletes e capacetes(???)
O povo todo gritando para eles saírem do local,e nada o que aconteceu a lancha estava desligada,muito peso!? são muitas as perguntas.
Vendo um vídeo mais detalhado é totalmente visível algumas embarcações avisando sobre o que estava acontecendo ( pedras caindo e se desmanchando ) e o mesmo poderia ter retirado a embarcação
Percepção de falsa segurança , comum atualmente no mundo , causou o acidente com vítimas fatais , que poderia ter sido evitado. Quanto mais próximo as embarcações estão do rochedo , maior o risco de um acidente deste tipo provocado pela erosão e desgaste da rocha.