MARINHA DO BRASIL
COMANDO DO 4° DISTRITO NAVAL
NOTA À IMPRENSA
Belém-PA.Em 12 de junho de 2020.
A Marinha do Brasil (MB), por meio do Comando do 4º Distrito Naval (Com4ºDN), informa que o Navio Mercante “Stellar Banner” afundou, hoje (12), às 10h.
Os procedimentos para o afundamento se iniciaram às 5h e transcorreram como planejados e detalhados no Plano de Alijamento, aprovado pela Autoridade Marítima com anuência da Autoridade Ambiental.
A fase de preparação para o afundamento ocorreu em consonância com os pareceres da Sociedade Protection and Indemnity (P&I) e da organização ITOPF (International Tanker Owners Polutions Federation) que reúnem boas práticas mundialmente reconhecidas nas questões ambientais.
O AHTS (Anchor Handling Tug Supply) Bear, o OSRV (Oil Spill Response Vessel) Água Marinha na contingência, o OSV (Offshore Support Vessel) Normand Installer e o Navio de Apoio
Oceânico “Iguatemi”, da MB, permanecerão na área pelos próximos três dias, a fim de verificar possíveis objetos que por ventura se soltem do Navio e manchas de óleo na cena de ação.
A aeronave POSEIDON, contratada pelo IBAMA, realizou voos pela manhã para monitoramento e continuará no local nos próximos dias.
A Marinha do Brasil, por meio do Com4ºDN e da Capitania dos Portos do Maranhão, manterá a fiscalização das atividades junto com as autoridades ambientais do estado do Maranhão, na presença da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.
FONTE: MB
Alguém sabe informar a profundidade que ficará o navio ?
Ale Godoy,
Ele foi rebocado até uma distância de 120 MN da costa, onde a profundidade é de 2.200 m.
Abs,
Espero que se torne um recife artificial com o passar dos anos.
Uma curiosidade: o IBAMA contratou os serviços de um Poseidon com qual finalidade? Essa aeronave é de alguma empresa particular? Não poderia ter sido empregado um Orion da FAB, ou mesmo um E-99 ? Claro que entendo ser necessário monitorar o local sim até por uma questão jurídica/legal, meio ambiente, etc. Claro que o Poseidon é muito mais, imagino, bem equipado do que nossas aeronaves, mas me parece que o principal fator é apresentar a comunidade internacional um laudo realizado de forma neutra, por terceiros qualificados, certo? ABraços!
Acredito Que Poseidon seja o nome dado a aeronave usar a nessa operação (a qual não sei o modelo) e não um P-8 Poseidon propriamente dito.