Por Albert Lee
De acordo com o RMN, o KD Pendekar afundou às 15h54 na costa de Johor, duas milhas náuticas a sudeste de Tanjung Penyusop, após uma suspeita de colisão com um objeto submarino por volta das 12h00, que iniciou um vazamento que foi notado pela primeira vez na sala de máquinas da embarcação de ataque rápido. Os esforços de controle de danos para impedir a inundação resultante falharam, após o que a ordem de abandonar o navio foi dada. Nenhum dos tripulantes ficou ferido no incidente.
O RMN deu crédito aos navios próximos, à Polícia Real da Malásia e à Guarda Costeira da Malásia por seu papel no resgate bem-sucedido da tripulação, que desde então foi transferida para terra para o KD Sultan Ismail em Pengerang, Johor. Após o naufrágio da embarcação de ataque rápido, os recursos da Marinha foram enviados ao local do naufrágio para monitorar o local.
Em uma declaração anterior feita antes do KD Pendekar afundar, a RMN disse que criaria um conselho investigativo especial para investigar o incidente, com sua prioridade no salvamento da embarcação de ataque rápido. Nenhum comentário foi feito sobre como o naufrágio afetará os planos de salvamento do KD Pendekar.
Na segunda-feira, o Ministro da Defesa da Malásia, Datuk Seri Mohamed Khaled Nordin, minimizou se a idade da embarcação de ataque rápido de 45 anos poderia ter sido um fator contribuinte, dizendo aos repórteres: “não negamos que alguns de nossos navios são muito velhos, mas essa pode não ser a causa. A causa, como foi dito anteriormente, é que se acredita que o vazamento seja do navio atingindo um objeto subaquático e estamos investigando”.
O ministro da defesa acrescentou que havia de 10 a 15 outros navios da RMN com mais de 40 anos e que eles seriam inspecionados para garantir que estivessem em boas condições após o naufrágio do KD Pendekar.
KD Pendekar, 1979-2024
O KD Pendekar foi uma das quatro embarcações de ataque rápido da classe Handalan em serviço na Marinha Real da Malásia e foi comissionado em 1979. Todas as quatro da classe Handalan foram construídas pelo estaleiro sueco Kalskrona (operando hoje sob a Saab Kockums) e são uma variante modificada do projeto de embarcação de ataque rápido da classe Norrköping, movidas a motores a diesel e equipadas com mísseis antinavio Exocet, além de seu armamento principal de um único canhão Bofors de 57 mm.
De acordo com a Defesa da Malásia, o KD Pendekar e seu navio irmão KD Gempita foram vistos equipados com um novo sistema de gerenciamento de combate no início de 2023, permitindo que os Bofors de 57 mm fossem disparados remotamente.
Outro navio da classe Handalan, o KD Perkasa, foi o primeiro navio da Marinha Real da Malásia a concluir o Programa de Obsolescência, sendo entregue em maio de 2023 após receber uma substituição total do casco e do sistema de propulsão.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Naval News