A Marinha da Indonésia informou que o submarino desaparecido pode estar a cerca de 850m (2.789 pés) de profundidade, de acordo com informações dos chefes militares.
Equipes de resgate procuraram freneticamente o KRI Nanggala (402), que desapareceu durante um exercício ao norte da ilha de Bali na quarta-feira, também recuperaram evidências que levam a concluir que o submarino afundou.
A descoberta ocorreu em um momento em que o suprimento de oxigênio para os 53 tripulantes do submarino deveria ter acabado.
Os itens recuperados da água incluem uma garrafa de graxa, que se acredita ser usada para lubrificar o periscópio, entre outras partes.
O chefe da Marinha, Almirante Yudo Margono disse que “Com as evidências autênticas que descobrimos serem do submarino, agora passamos da fase de ‘desaparecido’ para ‘afundado’.”
O submarino de 43 anos estava conduzindo um exercício de lançamento de torpedo na quarta-feira, mas não conseguiu retransmitir os resultados como esperado e ficou em silêncio desde então.
As famílias dos tripulantes tinham esperança de que o grande esforço de busca encontrasse o submarino a tempo.