Por Guilherme Wiltgen
Na tarde desta quarta-feira (29) a aeronave do Força Aérea Brasileira (FAB), C-98 Caravan FAB2740, do 7° ETA (7° Esquadrão de Transporte Aéreo) – Esquadrão Cobra, realizou um pouso de emergência no território do Suriname, após reportar uma pane no motor.
A aeronave havia decolado de Tiriós (Pará) com destino a Manaus (Amazonas) com três tripulantes a bordo.
As 16h45, o Centro de Controle de Área Amazônico (ACC-AZ) recebeu uma mensagem de emergência do FAB2740 reportando pane no motor e que faria pouso forçado no Suriname.
Foi acionado o H-60L Black Hawk FAB8908, do 7º/8º GAV – Esquadrão Harpia, que decolou de Manaus com destino a Tiríos, afim de aguardar a autorização para ingressar no espaço aéreo do Suriname para realizar a missão SAR e dar apoio a tripulação da aeronave.
Os três tripulantes sobreviveram sem ferimentos e o incidente está sob investigação.
Caravan é um monomotor turbo hélice, dos poucos, homologado para o presidente dos USA servir-se. No Braaazzziiill….ele ignora esta performance, até na aeronáutica nacional…😮💨
Boa noite senhores camadaras do DAN! Inicialmente mais uma vez o DAN saindo na frente com furos de reportagem de nossas FFAA que é o que realmente nos interessa de imediato, parabêns!
Quando ao sinistro fico feliz de que a tribulação esteja bem.
Quanto ao vídeo algumas coisas me chamaram atencão:
* Como militar da reserva me causou estranheza a ausência da pistola dos tripulantes em seus uniformes, isso é praxe mesmo em tempos de paz para auto proteção em caso de sinistro em locais com animais selvagens,
* A aeronave aparenteme teve danos de média complexidade, vejamos se as horas de vôo e o estado geral da aeronave vai permitir que volte a voar pela FAB novamente (falta que faz um EMB110 repaginado, agora temos que depender de aeronaves da Polônia, EUA e sabe-se lá se não vier da Índia)
* Em um dado momento do vídeo (em 01:23) há um habitante local com uma camiseta escrita em português ” Amazônia indigena livre”…intrigante esse tipo de propaganda…
Sgtº Moreno
Sgto Moreno, primeiramente muito obrigado pelos servicos prestados ao pais … Quanto ao nao porte de armas, a razao nao seria por estarem num pais estrangeiro ? Talvez deva haver algum tipo de restricao, Abcs.
Salve camarada HBS, a carreira militar é uma vocação e espírito de doação, não agradeça a mim, agradeça todo bom cidadão que ainda a duras penas mantém o país livre de conflitos internos e externos.
Quanto ao teu comentário, o Caravan estava em transito entre duas cidades brasileiras. O sinistro se deu em terras extranjeras por causa da pane.
Saudações
Bravo Zulu
Sgt Moreno
O máximo que a tripulação possui em situações normais é um kit de sobrevivência que vem uma espingarda 36GA.
Ano passado um C-98 fez um pouso em um rio e agora esse, será que estão sendo muito exigidos?
Acidente sem vítimas, alívio para todos os envolvidos…agora é aguardar as investigações para avaliar as causas e mitigar situações futuras. Estando em solo do Suriname, a ocorrência é investigada pelo órgão brasileiro ou existe alguma parceria?
Que maravilha. Que estão bem!