Um piloto morreu ontem quando um KF-5E pertencente a 10th Fight Wing, da Republic of Korea Air Force (ROKAF), caiu em Hwaseong.
A aeronave, logo após a decolagem, apresentou fogo no motor, o piloto não conseguiu ejetar por motivos ainda desconhecidos. A aeronave caiu 8 km a oeste da base aérea, tendo o piloto perdido a vida dentro da aeronave, de acordo com o pessoal de resgate.
Este acidente destaca a questão do inventário de aeronaves envelhecidas da Força Aérea da Coreia do Sul.
A ROKAF já operou cerca de 200 caças F-5 e atualmente tem cerca de 80 em serviço. Os caças KF-5E/F estão em serviço com a ROKAF há cerca de três décadas.
A aeronave envolvida no acidente foi adquirida em 1986 e está em serviço há 36 anos. Desde 2000, a ROKAF perdeu 12 caças F-5 em vários acidentes.
FONTE: ROKAF
Aeronaves se acidentam por vários motivos, não necessariamente pela idade da célula, basta lembrar do recente acidente com o f-35 Sul Coreano, queiramos ou não nossos f-5 ficarão um bom tempo sobrevoando nossos telhados.
vale uma analise da situação do brasil, qual a idade da aeronave mais velha, quantas no inventário, e quantos acidentes tivemos desde a sua aquisição.