Por J.P. Lawrence
CABUL, Afeganistão – Um piloto da Força Aérea dos EUA (USAF), está seguro depois de ejetar de um avião de ataque leve afegão antes de cair no norte do Afeganistão, disseram autoridades americanas e afegãs. O piloto, que não foi identificado, estava em um vôo de treinamento no A-29 Super Tucano na quinta-feira quando ocorreu o acidente, disse um porta-voz das Forças dos EUA-Afeganistão em comunicado. Não estava claro se o americano estava voando sozinho ou com um membro da força aérea afegã. O A-29 tem dois assentos, mas pode ser pilotado por um piloto.
As aeronaves chegaram rapidamente ao vale remoto da província de Baghlan, onde ocorreu o acidente e resgataram o piloto, disse o porta-voz da província Javed Basharat. A USFOR-A confirmou a operação de resgate bem-sucedida, mas não forneceu detalhes sobre a condição do piloto.
As indicações preliminares são de que problemas mecânicos causaram o acidente, segundo a USFOR-A. O acidente pode ser ouvido em todo o distrito montanhoso de Doshl, em Baghlan, disse um morador local.
“Eu estava trabalhando no telhado da minha casa e um grande som ecoou nas montanhas”, disse Mohammad Kabir.
O turboélice A-29 fabricado pela Embraer / Sierra Nevada Corp. é a principal aeronave de ataque leve da força aérea afegã. Vinte e nove pilotos afegãos estão qualificados para pilotar os 15 A-29 no país, informou um relatório do Pentágono ao Congresso no mês passado.
O treinamento para pilotos afegãos A-29 mudou da Base da Força Aérea Moody na Geórgia para o Afeganistão neste outono e continua a ser liderado por instrutores da Força Aérea dos EUA, segundo o relatório.
FONTE: Star and Stripes
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN