Senhor(a) jornalista,
A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que, nesta terça-feira (22/10), uma aeronave F-5M se acidentou em Natal (RN), durante um voo de treinamento.
O militar, antes de realizar o procedimento de ejeção da aeronave com sucesso, direcionou-a para uma região desabitada, havendo sido resgatado por equipe de salvamento da FAB.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) investigará o acidente a fim de identificar os possíveis fatores contribuintes para evitar que novas ocorrências semelhantes ocorram.
Atenciosamente,
Centro de Comunicação Social da Aeronáutica
A própria FAB já anunciou que até 2030 nenhum F-5 ou AMX continuará em serviço.
Acontece que os Gripen estão atrasados e só os inocentes podem acreditar que depois de anos de entregas baixas e retardadas em 2026/27 vai se entregar dois lotes de 11 aeronaves nestes anos finais do cronograma revisado no governo anterior. Sem contar o que vai acontecer adiante com as pressões dos EUA sobre a SAAB…
OS F-5M foram sacrificados na rotação em Anápolis após o Brigadeiro Saito retirar os caças Mirage-2000 antes mesmo do anúncio do vencedor do FX-2…
O acidente pode ser apenas isso, um acidente mas sempre fica o temor que a demora da renovação da nossa aviação de caça acabe por gerar mais “acidentes” como este ou que a necessidade de retirar estas aeronaves deixe a FAB com uma frota de aviação muito diminuída!!!
Existem muitas aeronaves antigas q ainda voam pelo mundo e em outras forças armadas, exemplo clássico os b52 e outros f5….
Eu acredito na capacidade tupiniquim feito na modernização e revitalização das células e aeronaves f5.
E por ter problemas no motor ou motores deve ser mecânico ou desgaste de alguma(s) peças ou defeito de lote de peças de reposicao.
Quem fabrica as peças?!…, e a durabilidade é normal as antigas ou as novas estão vindo premiadas ou bichadas ou com surpresas…., não sabemos e a própria fab possue um departamento e centro de investigação p acidentes….
De qualquer forma, é triste a perda de um bem patrimonial militar tupiniquim, ainda mais num país q faltam muitos equipamentos e armas novas e modernas, exigidas num cenário contemporâneo e conflituoso.
Abraço
Pelo q eu vi e ouvi, o motor pegou fogo, a pergunta um ou os dois motores pegaram fogo?!…., e se fosse um só motor o piloto não conseguiria ejetar o combustível e tentar aterrizar com segurança.
É óbvio q a segurança do piloto e o q está abaixo da aeronave vem em primeiro lugar.
Abraço
Roberto, parte da asa já estava pegando foto também.
Um f5 a menos…..
Ainda bem q o piloto ejetou e se salvou, menos mal….
Abraço
O interessante é que este era modernizado e ia participar do exercício internacional cruzex
A Força Aérea sabe disso Ademar só que eles fazem parte do ministério da defesa que tem um ministro da defesa que está subordinado ao chefe:
A. Padaria inocente púrpura
B. Legislativo
C. PCC
D. Executivo
Parabéns ao piloto ! Além de salvar a própria vida, ainda salvou vidas no solo. O equipamento é defasado, mas parece que o treinamento está em dia.
Graças a Deus o piloto consegui u egetar a cabine e se salvar
Tá na hora de comprar caças novos, oq acham?
O duro e imaginar os pilotos voando essas velharias até o início da década de 30 .
F – F5
“causa do acidente = 70 anos de uso”
Já estou até vendo mais um caso que será abafado pelas forças armadas, assim como foi o da queda do Hermes 900 nas operações do Rio Grande do Sul, pelo menos uma ótima notícia o piloto está bem.
Nem tem o que abafar. Os F-5 já estão fazendo hora extra.