Por Justin Katz
WASHINGTON – Um acidente fatal com o MV-22 Osprey que matou cinco fuzileiros navais em junho de 2022 foi “inevitável” e causado inteiramente por problemas com a caixa de engrenagem da aeronave, descobriu uma investigação recém-lançada do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA (US Marine Corps). O serviço também absolveu inequivocamente a tripulação e os mantenedores da aeronave de quaisquer erros.
“A investigação não revelou nenhum erro por parte dos pilotos e da tripulação e confirmou que nenhum erro de manutenção levou ao acidente. Foi determinado que os pilotos e a tripulação estavam realizando operações de voo de rotina de acordo com os regulamentos aplicáveis quando ocorreu uma falha mecânica catastrófica, inevitável e imprevista”, de acordo com uma declaração do V-22 Joint Program Office publicada hoje junto com uma versão editada do relatório investigativo, bem como uma declaração separada do US Marine Corps.
Os cinco fuzileiros navais mortos no acidente de junho de 2022 em Glamis, Califórnia, eram o capitão Nicholas Losapio, capitão John Sax, Cpl. Nathan Carlson, Cpl. Seth Rasmuson e Lance Cpl. Evan Strickland. A declaração do serviço acrescenta que sua liderança informou as famílias dos falecidos sobre as conclusões da investigação.
Esse evento fatal, combinado com outros incidentes em toda a força conjunta, desencadeou uma série de paralisações e outras avaliações no verão passado, quando problemas com a caixa de engrenagem do Osprey foram descobertos pela Força Aérea, Marinha e US Marine Corps, todos os quais voam variantes da aeronave. Todos os serviços retomaram o vôo de suas variantes Osprey desde as edições do verão passado.
Um “evento de engate de embreagem dura” é quando a embreagem, acionada pelo motor, se solta do sistema do rotor e se reengata repentinamente, enviando um impulso através do trem de força, potencialmente causando danos, de acordo com um porta-voz do Corpo de Fuzileiros Navais.
“O trem de força degradado causado pelo evento duplo [engate rígido da embreagem] e subsequente falha do motor único[sistema de acionamento de interconexão] criou uma partida irrecuperável do voo controlado, resultando no trágico acidente ocorrido em 8 de junho de 2022”, de acordo com as declarações de hoje.
Uma equipe da fabricante de helicópteros Bell e da gigante aeroespacial Boeing fabrica o V-22 Osprey. Um porta-voz de Bell se recusou a comentar este relatório e adiou as perguntas ao Pentágono. Além de ser pilotado pelos serviços militares dos EUA, o Osprey também é usado pelos militares japoneses.
“Nossas últimas pesquisas e esforços de mitigação produziram várias novas descobertas que aumentaram significativamente nossa compreensão do fenômeno [engate de embreagem dura]”, disse o coronel Brian Taylor, gerente do programa PMA-275. “Embora a causa raiz definitiva para todos os eventos HCE ainda não tenha sido identificada, estamos usando essas novas informações para implementar soluções projetadas para reduzir a probabilidade de um evento HCE e aumentar a segurança da tripulação.”
O serviço disse que, desde a catástrofe de junho de 2022, trabalhou com a indústria para projetar e colocar em campo um novo “conjunto de pinos de entrada da caixa de engrenagens do proprotor que atenua os desengates involuntários da embreagem e os eventos de engate rígido da embreagem”, melhorando o sistema de transmissão e controle de voo do MV-22 e integrou um gravador de dados de voo resistente a choques, alta temperatura e resistente ao fogo em todas as aeronaves MV-22B.
“Todos os comandos do USMC MV-22B também apresentarão esta investigação aos pilotos e tripulantes para discutir os perigos de engates de embreagem dura e seu potencial para causar uma emergência de composto de falha do sistema de acionamento de motor único/interconexão”, acrescenta o comunicado.
Todos os três serviços também orientaram que os conjuntos de entrada fossem substituídos após um “limite de hora de voo predeterminado” não divulgado, que o serviço disse “reduz a probabilidade de ocorrência de um engate rígido da embreagem em 99%, com base nos dados”.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Breaking Defense