Por Tom Demerly
Um MiG-29UPG da Força Aérea Indiana caiu aproximadamente às 10:30, horário local (05:00 GMT), sexta-feira, 8 de maio de 2020 perto de Chuharpur Village, Punjab, Índia. O único tripulante ejetou com segurança e foi fotografado deitado em um campo com os espectadores prestando ajuda. Sua condição médica é desconhecida, embora algumas notícias locais e meios de comunicação social tenham relatado que ele pode não estar gravemente ferido.
A causa do acidente é desconhecida, a Força Aérea Indiana está conduzindo uma investigação de acidente.
O acidente do MiG-29UPG de hoje acontece no dia seguinte ao de um helicóptero Mi-17 da Força Aérea Indiana, em um vôo de manutenção de rotina de Chaten para Mukutang em Sikkim, aterrissou na quarta-feira de manhã, 6 de maio de 2020.
Um relatório publicado no TheHindu.com citou fontes da Força Aérea da Índia dizendo: “O helicóptero voou às 6h45 e, no caminho, fez um pouso forçado 10 milhas náuticas abaixo do heliporto designado devido ao mau tempo”. O relatório dizia ainda que, “embora o helicóptero tenha sofrido danos, todos os seis tripulantes a bordo – quatro tripulantes da IAF e dois militares – são considerados seguros”.
Esses dois acidentes na Índia ocorrem 22 dias após um incidente menos grave quando um helicóptero de ataque indiano AH-64E Apache fez um pouso de emergência em um campo em Punjab depois de voar da Base do Exército de Pathankot. Alguns observadores especularam que um fator contribuinte para a emergência pode ter sido uma cobertura de admissão deixada no helicóptero, mas isso não foi confirmado.
Antes da queda de hoje, a Força Aérea da Índia tem uma história longa e bem-sucedida com aeronaves de combate multifuncionais confiáveis, econômicas e comprovadas em combate. A Índia foi o primeiro país fora da Rússia a importar o MiG-29, com uma compra inicial de 66 aeronaves sendo colocada em 1980 durante o desenvolvimento. Os MiG-29 indianos viram o primeiro combate no conflito de 1999 na Caxemira. Desde a sua aquisição inicial, a frota MiG-29 indiana foi extensivamente atualizada com os novos motores RD-33 Série 3 em algumas aeronaves. Curiosamente, a Israel Aircraft Industries (IAI) é um empreiteiro que fornece atualizações de sistemas aviônicos e de armas na atualização mais recente dos MiG-29 da Índia.
Em março de 2009, um problema estrutural com alguns MiG-29 foi descoberto na área da cauda, mas nenhuma aeronave indiana sofreu acidentes e a investigação da MiG na Rússia resolveu o problema. A Marinha indiana também emprega uma variante do MiG-29 para o serviço a bordo de seu porta-aviões, o INS Vikrant.
Em contraste com a perda infeliz da Índia de um MiG-29 hoje e seus recentes incidentes de helicóptero, um dramático resgate de helicóptero em alta altitude aconteceu no montanhoso estado de Sikkim, no nordeste da Índia. Fotos compartilhadas no Twitter e, posteriormente, aparecendo em reportagens da mídia indiana, mostraram dois helicópteros em uma área glaciada, a 15.500 pés acima do nível do mar.
O Zee News da Índia informou que: “Em um grande avanço, helicópteros do Exército Indiano e da Força Aérea Indiana (IAF) executaram na sexta-feira um ousado resgate e evacuação de uma tripulação isolada dos helicópteros da IAF e tripulação de expedição aérea a uma altitude de 15.500 pés acima do mar em meio a intempéries.”
O relatório continuava dizendo: “As equipes de resgate e evacuação, incluindo helicópteros do Exército e da Força Aérea, chegaram ao local de pouso de alta altitude em North Sikkim, enfrentando tempestades de neve para evacuar quatro tripulantes da IAF e pessoal de Despacho Aéreo”. Não houve menção no relatório de como o primeiro helicóptero ficou preso em alta altitude. Os ativos de asas rotativas da Índia são bem conhecidos por sua capacidade de operar em altitudes extremas na região montanhosa do norte do país.
FONTE: The Avionist
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
Uma coisa e certa como um dia apos o outro…………….semana que vem cai outro avião na Índia. O pior inimigo da IAF não e o Paquistão ou a China, é a sua manutenção e seus pilotos inaptos. Se fizer um levantamento vão ver que a IAF perdeu mais aviões devido a problemas técnicos ou erros dos pilotos do que em combate.