Por Hana Kusumoto
TÓQUIO – Um caça japonês F-15 Eagle desapareceu na segunda-feira sobre as águas entre o Japão e a península coreana, de acordo com a Força de Autodefesa Aérea do Japão (JASDF).
“Acredita-se que a aeronave caiu”, disse o secretário-chefe do gabinete, Hirokazu Matsuno, a repórteres em entrevista coletiva na manhã de terça-feira.
Uma equipe de resgate encontrou parte do que parece ser um painel externo e equipamentos salva-vidas por volta das 20h, perto da área onde o jato foi perdido, disse um porta-voz da JASDF disse ao Stars and Stripes por telefone na terça-feira. Funcionários do governo japonês normalmente falam com a mídia sob condição de anonimato.
O jato desapareceu do radar logo após a decolagem por volta das 17h30. depois de viajar 3 milhas da Base Aérea Komatsu, no oeste do Japão, disse o porta-voz da JASDF.
O caça e seus dois tripulantes estavam indo para um exercício regular de combate sobre o Mar do Japão, também conhecido como Mar do Leste, de acordo com o porta-voz.
O jato não estava destinado ao exercício Cope North desta semana envolvendo as forças aéreas dos EUA, Japão e Austrália em Guam, acrescentou o porta-voz.
Jatos japoneses U-125A, helicópteros UH-60J e SH-60K, cinco navios de guerra e cinco barcos de patrulha da Guarda Costeira do Japão estavam procurando os tripulantes desaparecidos na terça-feira, disse o porta-voz.
A causa do incidente está sob investigação, disse ele.
Os chineses estão jameando os caças de coalizões adversárias.