Talisman Saber Exercise Director Brigadeiro Damian Hill
Muitos de vocês sabem que o helicóptero MRH-90 Taipan do Exército Australiano caiu em águas próximas à Ilha Lindeman, Queensland, na noite passada, 28 de julho. A aeronave estava participando de uma atividade de treinamento noturno como parte do exercício Talisman Sabre. O fato ocorreu por volta das 23h. O esforço de busca e salvamento começou imediatamente com o segundo MRH-90 Taipan que se movia com a aeronave que atingiu as águas. A Defesa pode confirmar que havia quatro tripulantes a bordo no momento do acidente. E, infelizmente, nesta fase, esse pessoal ainda não foi encontrado.
O esforço combinado de busca e resgate da Força de Defesa Australiana, dos Estados Unidos, de Queensland e dos serviços federais de emergência continua. Temos recursos aéreos e marítimos atualmente no local realizando esta busca. Isso inclui aeronaves de patrulha marítima australianas – Real Força Aérea Australiana, helicópteros da Real Marinha Australiana, aeronaves e helicópteros de patrulha marítima da Marinha dos Estados Unidos, helicópteros canadenses, bem como aeronaves de asa fixa e helicópteros de Queensland e agências federais. Além das embarcações dos Serviços de Emergência de Queensland no local, a Australian Defence Force (ADF) também tem suas embarcações participantes do exercício Talisman Sabre implantadas no local. O HMAS Brisbane também está em cena, o HMAS Adelaide chegará no final da noite e amanhã cedo e o HMAS Huon chegará nas proximidades também.
As famílias dos desaparecidos foram notificadas. Gostaria de reiterar que foi prioridade da Defesa zelar por essas famílias, seus integrantes, seus companheiros de equipe e aqueles que os conhecem. Nossos pensamentos, e os meus em particular, estão com os militares desaparecidos, seus companheiros de equipe e suas famílias, e especialmente as equipes de busca e resgate. Continuaremos a trabalhar com os serviços de emergência locais, para continuar a busca. A equipe de investigação de acidente aéreo chegará esta tarde para iniciar a investigação do acidente.
Como Diretor de Exercício, fiz uma pausa no exercício esta manhã. Eu queria que nosso pessoal entrasse em contato com suas famílias para que eles soubessem que estavam seguros e o que estava acontecendo. Iniciamos novamente algumas atividades físicas limitadas, principalmente na Austrália Ocidental e no Território do Norte.
Por precaução, o ADF estabeleceu uma pausa operacional para toda a nossa frota MRH-90.
Muitas notícias ruins relacionadas ao NH-90, impressionante. Projeto que, esperáva-se, fosse um sucesso, mas mostrou-se um fiasco.