Por Guilherme Wiltgen
O Comando do 9° Distrito Naval informou hoje que o helicóptero UH-12 Esquilo N-7055, do 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Noroeste (HU-91), sofreu um acidente durante um voo de adestramento na Base Aérea de Manaus.
Os tripulantes foram evacuados para o Hospital da Aeronáutica em Manaus e passam bem.
O acidente será investigado pelo Serviço de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos da Marinha (SIPAAerM), órgão subordinado à Diretoria de Aeronáutica da Marinha (DAerM).
O N-7055 foi recebido em fevereiro de 1980 e em 2018 passou pelo Período de Manutenção Geral (PMGA) na Superintendência Industrial da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia.
Outro?!
Na boa, alguém sabe de outra força militar operadora de aeronaves da asas rotativas no mundo que jogue tantos helicópteros no chão quanto a Marinha do Brasil?
A norte-americana. Perdeu mais um Seahawk anteontem…
Wiltgen, a US Navy tem dezenas e donas de vezes mais helicópteros que a MB. Em aproximadamente 1 ano foram um UH-17, um UH-15 e agora esse UH-12. Fora 2 AF-1C , em anos anteriores, que recém haviam sido modernizados (incluí o 1013, que acho que não volta a operar).
Pega a taxa de acidentes da MB e vai verificar que a alegação anterior não confere…
Quanto a USN, eu sei disso e a questão não era quantidade de ANV e sim de acidentes…
Wiltgen, é claro que a colocação do outro comentarista foi simplista e exagerada. Mas, numa frota já pequena, perder 3 aeronaves em um curto intervalo de tempo como esses, causa estranhamento e preocupação. Não sei dizer qual é a proporção de perdas anuais de helicópteros da US Navy e da MB, mas acredito que dos EUA seja menor…mas, posso estar enganado.
Estratégia para trocar uma aeronave de 44 anos (contém ironia).Graças a Deus todos estão bem, e que substituam logo esse modelo , que tal usar verbas do fundo partidário, propaganda , viagens inúteis ,decoração do A- 319 presidencial, mobílias , tapetes , cortinas ,etc.
3 em menos de 1 ano
Os do EB voam mesma coisa ou mais.
Algo está errado
… com certeza, ainda sem contar os AF-1B.
Helicóptero com quase 44 anos de uso,(o que, mediante o helicóptero novinho da PRF tbm ter caído, idade não faz diferença) que bom que todos estão bem.
Erro humano… impossível prever..