Por Guilherme Wiltgen
A queda no mar do caribe de um helicóptero NH-90 da Real Marinha da Holanda resultou na morte de dois dos seus quatro tripulantes.
A aeronave N-324 fazia parte do Destacamento Aéreo Embarcado do OPV HNLMS Groningen (P 843), da Classe Holland, que se encontra em um deployment de dois anos pela região do caribe holandês.
O NH-90 realizava um voo de Patrulha Naval, em apoio a Guarda Costeira, no momento em que ocorreu o acidente, a aproximadamente 60 Km de Aruba.
Mesmo tendo sido acionados os quatro flutuadores de emergência do helicóptero, o mesmo adernou e ficou emborcado. A queda no mar resultou na morte da piloto, a Ten. Christine Martens (34), e da Oficial Tático (TACCO), a Ten. Erwin Warnies (33). Os outros dois tripulantes conseguiram se salvar. Todos foram recolhidos a bordo da HNLMS Groningen.
Apesar dos esforços, os flutuadores não conseguiram manter a aeronave flutuando a tempo de ser içada para bordo, porém, foi possível recuperar a caixa preta do NH-90, que vai ajudar nas investigações sobre as causas do acidente. Estima-se que a aeronave esteja a uma profundidade de 2.000 metros.
O local exato foi marcado pelo OPV holandês, para que a aeronave possa ser localizada e recuperada do fundo do mar.
Os dois sobreviventes, e os corpos das duas Tenentes, foram levados à terra para serem repatriados o mais rápido possível. O acidente se encontra sob investigação.
INFORMAÇÕES: Ministério da Defesa e Real Marinha da Holanda.
FOTOS: HNLMS Groningen