Autoridades norueguesas encontraram quatro corpos no local do acidente com um MV-22B Osprey que caiu na sexta-feira durante uma missão de treinamento na região ártica da Noruega, disseram autoridades locais na manhã deste sábado (19).
“A polícia chegou ao local do acidente por volta das 01h30, no horário local. Lamentavelmente, foi confirmado que todos os quatro tripulantes bordo morreram”, disse Ivar Bo Nilsson, chefe da polícia em Nordland, em um comunicado de imprensa.
O chefe da Defesa norueguês, General Eirik Kristoffersen, confirmou que os quatro a bordo eram militares norte-americanos em um comunicado hoje (19).
“Ontem à tarde fui notificado de que uma aeronave norte-americana estava desaparecida e não havia chegado a Bodø, de acordo com o plano original. Temia-se o pior, mas há muito esperavam notícias melhores. A operação de busca encontrou o local de acidente. Agora, infelizmente, foi confirmado que a tripulação a bordo da aeronave morreu no acidente. Meus pensamentos vão para as famílias, amigos e colegas da tripulação. Gostaria de agradecer a todos que estiveram envolvidos nos esforços de busca e resgate”.
Na manhã de hoje, a II Marine Expeditionary Force (II MEF) disse que os quatro fuzileiros navais a bordo do Osprey do Marine Medium Tiltrotor Squadron 261 (VMM-261), da 2nd Marine Aircraft Wing, haviam sido encontrados mortos no local do acidente.
O Osprey foi dado como desaparecido depois que não conseguiu chegar à Base Aérea Norueguesa de Bodø às 18h desta sexta-feira, de acordo com as Forças Armadas e o Centro de Coordenação de Resgate Conjunto do Norte da Noruega .
Aeronaves de busca norueguesas, incluindo um helicóptero e um P-3C Orion da Real Força Aérea Norueguesa, encontraram um local suspeito do acidente, mas não conseguiram chegar ao local por via aérea. “As condições climáticas na área têm sido desafiadoras e devem piorar”, dizia um comunicado de sexta-feira do centro de coordenação de resgate. “Equipes por terra, coordenadas pela polícia, foram enviadas para a área”.
O chefe da policial de Nordland, Bent Are Eilertsen, informou que encontraram o local do acidente do Osprey desaparecido, que estava realizando uma missão de treinamento no condado de Nordland, ao sul da base aérea, perto de Gråtådalen em Beiarn.
O II MEF disse estar “ciente de um acidente envolvendo um V-22B Osprey do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA na Noruega em 18 de março de 2022. O incidente está sendo avaliado”, em um comunicado na sexta-feira. “As autoridades civis norueguesas estão liderando os esforços de busca e salvamento neste momento. Somos gratos por seus esforços e os ajudaremos na busca e resgate de todas as maneiras possíveis”.
O II MEF, com sede na Carolina do Norte, é uma das várias unidades dos EUA que participam do exercício Cold Response na Noruega. Mais de 30.000 soldados, de 27 países, estão participando do exercício.
O acidente está sendo investigado pelos fuzileiros navais e autoridades norueguesas.