Dois Embraer A-29 Super Tucano da Força Aérea da Indonésia colidiram com uma montanha em Java Oriental, no dia 16 de novembro, resultando na perda de quatro vidas.
As duas aeronaves faziam parte de um voo em formação com quatro aeronaves, quando perderam contato radar às 11h18, horário local. O porta-voz da Força Aérea da Indonésia, Air Cmdre. R. Agung Sasongkojati informou à imprensa que as duas aeronaves, com números de série TT-3111 e TT-3103, foram encontradas “em locais distintos”, mas no mesmo lado norte da montanha.
“A Embraer tem conhecimento de um acidente ocorrido com duas aeronaves A-29 Super Tucano operadas pela Força Aérea da Indonésia. A empresa estende seu apoio às autoridades investigadoras, na busca pelas causas do acidente”, informou a Embraer.
Os dois Super Tucano fazem parte do Air Sqdn. 21, sediados na Base Aérea Abdulrachman Saleh, sendo empregados, principalmente, para operações de contra-insurgência.
O Comandante do Esquadrão, Tenente-Coronel Sandhra Gunawan, o Comandante da Ala Aérea da Base, Coronel Subhan, o Chefe do Pessoal da Base Aérea, Coronel Widiono Hadiwijaya e o Major Yuda Seta, perderam a vida nesse acidente.
A Força Aérea da Indonésia adquiriu 16 Super Tucanos em 2011, sendo que até hoje apenas um A-29 foi perdido em um acidente em 2016.