São José dos Campos, 30 de dezembro de 2024 – A Embraer anunciou um pedido firme de um cliente não revelado para seis aeronaves de ataque leve e treinamento avançado A-29 Super Tucano. Esse pedido será incluído na carteira de encomendas do 4T24 e as entregas deverão ocorrer em 2026.
As aeronaves serão equipadas com capacidades aprimoradas para realizar missões como interdição aérea, apoio aéreo tático, patrulha marítima, ataque marítimo e outras operações de defesa territorial.
“É com grande satisfação que anunciamos novas vendas do A-29 Super Tucano, pois consideramos que essa aeronave é ideal para muitos países no mundo todo”, disse Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “O A-29 é líder mundial em sua categoria porque é uma aeronave extremamente avançada, confiável e com experiência comprovada”.
A aeronave multimissão A-29 Super Tucano oferece às forças aéreas estrangeiras para missões como reconhecimento armado, apoio aéreo tático, ataque leve e missões de treinamento avançado em uma única plataforma, o que aumenta exponencialmente a disponibilidade e a flexibilidade operacional da aeronave. Sua estrutura robusta permite que a aeronave opere em pistas não pavimentadas em ambientes austeros.
O A-29 Super Tucano é líder global em sua categoria, com mais de 290 unidades encomendadas, acumulando mais de 570.000 horas de voo, sendo 60.000 delas em combate. Em 2024, a Embraer anunciou novas vendas do Super Tucano para a Força Aérea Portuguesa (A-29N), Força Aérea Uruguaia e Força Aérea Paraguaia.
FONTE: Embraer
Parece ser um 2º lote p/ as Filipinas.
Qual casa leve Brasil produzi? Por favor dividi tua sabedoria composto. Talves você sabe maior segredo do nosso país. Divide com todos nos. Estou curioso. Por favor. Não guarda este segredo para te mesmo.
O Brasil produz um caça leve que é referência para o segmento. Porque não comprar unidades desse caça para substituir os veteranos A-4F Skyhawk da MB? Ao menos até haver recursos suficientes para a MB operar um caça moderno e bem armado. Aliás sem um Porta Aviões a única justificativa para manter a aviação de caça da MB e habilita-la para realizar ataques navais. E para isso o AT-29 é uma boa plataforma para treinamento, além da sua excelente capacidade para suporte aéreo as ações de fuzileiros navais ao longo da costa, águas internas, fronteiras e nas Ilhas oceânicas.
Chile
Acredito que seja para o mesmo cliente e algum país que já no opere o Super Tucano. Nigéria, Filipinas, Indonésia ou quem sabe o Líbano. Todos sao países que se encontram em áreas quentes. A Indonésia já opera uma certa quantidade mas teve muitas perdas. É uma candidata a usuária do KC390 e cliente da Embraer. As Filipinas estão começando a operar o Tucano e têm uma frota pequena para o porte das suas FFAA. Com a tensão no mar do Sul da China o KC390 surge como um meio multiplicador de forças. A Nigéria tem petróleo suficiente para pagar e problemas suficientes para comprar. É um país que está modernizando a sua Força Aérea. E o Líbano bem… Com todos os problemas que tem qualquer coisa que compre para a sua força aérea encontra justificativa. Tucanos para combater os milícias na fronteira com Israel e evitar o revide em seu território ou até Lara fazer frente a uma possível incursão de Jihadistas a partir da Líbia. Já os KC399 para fazer frente a ecatombe humanitária que se encontra a sua população. Nesse caso conta seria paga por um de seus aliados como Emirados Árabes ou Arábia Saudita.
Descobri…é para a Marinha do Brasil.
Esse trecho que informa sobre patrulha marítima que as aeronaves irão desempenhar já dão uma boa pista. Pode ser a África do Sul, porque já tem um tempo que ela tem interesse, sem falar que a patrulha marítima deles está na mão de antiquados Bader.
Novamente p/ um cliente não revelado, seria o mesmo dos 2 KC-390? Quanto tempo ficaremos nesse suspense hitchcockiano, rs?
Abraço e Feliz 2025 a todos.
Se for o mesmo, me parece mais provável ser um país africano ou asiático.
Se for o mesmo, me parece mais provável ser um país africano ou asiático.
Bom dia!
Esses pedidos do A-29 podem estar atreladas a notícia da capacidade ociosa da Sierra Nevada Corporation?
Se fosse o caso a venda seria via FMS e anunciada pelos EUA.