Por Guilherme Wiltgen
O Ministro da Defesa, José Múcio, disse ontem (8) durante um evento na Confederação Nacional da Indústria (CNI), que o Programa de aquisição da Viatura Blindada de Combate Obuseiro Autopropulsado 155 mm Sobre Rodas (VBC OAP 155 mm SR) do Exército Brasileiro, está parada devido a questões ideológicas.
No caso, do Assessor-Chefe da Assessoria Especial do Presidente da República, Celso Amorim, que inclusive já foi Ministro da Defesa, e que tem sinalizado ao Presidente da República para não efetivar o negócio com a empresa israelense.
Em seu discurso na CNI, José Múcio disse que “A questão diplomática interfere na Defesa. Houve agora uma concorrência, uma licitação, venceram os judeus, o povo de Israel. Mas por questões da guerra, do Hamas, os grupos políticos, não estamos com essa licitação pronta, mas por questões ideológicas, nós não podemos aprovar. O TCU não permitiu dar ao segundo colocado e nós estamos aguardando que essas questões passem, para que a gente possa se defender.”
Na concorrência do Exército Brasileiro para aquisição VBC OAP 155 mm SR, a empresa israelense Elbit foi declarada vencedora, após o short-list onde a empresa Excalibur ficou em segundo lugar e a francesa KNDS em terceiro.
Segundo Exército Brasileiro, a VBC OAP 155 mm SR Atmos 155 mm, montado em um chassi Tatra T-815 6×6, da empresa Elbit Systems Land Ltd, atendeu a todos os requisitos absolutos estabelecidos, sendo considerado um dos melhores sistemas do mundo para a sua categoria de obuseiros.
A aquisição do Atmos tem por objetivo modernizar e ampliar a capacidade e a efetividade de apoio de fogo da Artilharia de Campanha da Força Terrestre.
A empresa vencedora, Elbit Systems, não possui participação do Governo de Israel e ainda possui duas subsidiárias que fazem parte da Base Industrial de Defesa (BID) brasileira, a AEL Sistemas, em Porto Alegre, e a Ares Aeroespacial, no Rio de Janeiro.
A AEL Sistemas, por exemplo, participa de diversos programas estratégicos das Forças Armadas Brasileiras, inclusive no Programa Gripen, que foi anunciado em 2013, pelo então Ministro da Defesa Celso Amorim, durante o governo de Dilma Rousseff.
Aparentemente, a atual administração tem “dificuldade” de entender que as compras das Forças Armadas são programas de Estado e não de governo.
Realmente não compreendo pq o EB não incentiva a industria militar realizando as encomendas com empresas Brasileiras? Uma encomenda como essa significaria um incentivo a Avibras por exemplo, que teria todas condições de entregar um produto como esse, o propio Atmos utiliza o M-46 e o chassi Tatra. É literalmente deixar de gerar tecnologia e empregos no Brasil.
Acho certo. Vamos evitar incentivar a indústria de defesa bancada por um governo expansionista e genocida.
Seguindo este raciocínio teremos um colapso em nossas forças armadas, pois empresas sob controle de Israel são fornecedoras e parceiras nossas. Ou termos apenas uma indignação seletiva?
Vergonha o cancelamento por ideologia política.
https://www.diariodocentrodomundo.com.br/tcu-impede-defesa-de-barrar-empresa-israelense-de-licitacao-bilionaria/
Deveriam priorizar projetos nacionais, reativar as encomendas com a Avibras, a empresa poderia desenvolver uma plataforma de obuseiros similar, porem teria a garantia de que seria produzida no Brasil.
Como assim reativar?
Estão ativas.
Tanto que existem baterias do ASTROS pendentes de entrega à mais de ano.
Depende dela fazer as entregas apenas.
Parabéns a quem fez o L.
Mas a culpa é da ideologia…
https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2024/10/09/mulher-se-passa-por-filha-de-pracinha-da-2-guerra-e-recebe-r-7-milhoes.htm
O que isso tem a ver com o assunto em pauta? E com ideologia?
A única coisa que podemos tirar dessa noticia é que provavelmente são duas eleitoras do atual presodente, mais nada!
É cada sem noção que aparece para falar besteira!
É só comprar o produto da “Ares” e não da Elbit…..basicamente dizer que tá comprando um sistema de uma empresa brasileira em vez de israelita muda toda a narrativa….há mas é subsidiária, fingi que não sabe de nada e segue o baile….é a hipocrisia da geopolítica que todo mundo faz!!! E antes que alguém aponte o dedo faz um desenho diferente na “carcaça” e muda o nome…e continua criticando (desde que para de ideológia boba e critique o que deve ser criticado)
Simples: opte pelo segundo colocado (Zuzana II). E a vida segue.
Assunto resolvido.
O TCU não deu ok para essa opção, está no texto e no vídeo.
Cancela o programa. Começa outro, sem a participação do estado beligerante. Fim.
Não é assim que funciona…
O MD está seguindo exatamente o que deve ser feito!
André, se for para seguir sua sugestão vamos aproveitar e rasgar a constituição também, se um país tem leis, regras e normas e estas não são respeitadas, é evidente que sua constituição não é necessária então.
O governo brasileiro não se opõe ao estado sionista e sua industria. Mas condena a política expansionista do governo atual, que no afã de se expandir territorialmente invade territórios estrangeiros e extermina as populações locais como temos assistido. Antes da resistência Palestina atacar, eles foram atacados muito antes.
Não sei que mundo vc está mas justificar ataques terroristas covardes é o fim….
Tá e a remoção forçada de palestinos para criação de assentamentos israelences ? Is aí é legítimo e legal segundo a legislação internacional ? Ah é… o Netanyahu tá com um mandado de prisão né…
Tá agora conta aquelas atrocidades dos terroristas que barbarizam o povo israelense e do ataque iraniano.
Certo. Mas apoiar o movimento expansionista russo é permitido então.
Hipocrisia chegou e estacionou.
Quem foi que iniciou as hostilidades na década de 40? Estuda um pouco e para de consumir clichês enlatados de esquerda
Parabens pelo seu comentario antissemita e enviesado!
Já pode ir para porta de alguma federal gritar que apoia o hamas, usando o keffiyeha e a bandeira da palestina!
É cada um que aparece!
E ñ foi por falta de aviso! E ainda tem comentarista de defesa que tem a pachorra de dizer q os políticos de hoje são TODOS iguais… Deveria se ater a comentar somente sobre defesa!
Tiveram a oportunidade de mudar isso, agora aguente calado se não o Xandao entra em ação, a elite militar tá deitando nas mordomias entrar em furada pra qe …hehehe
As questões ideológicas só aprica somente a Israel as ditaduras de Maduro e Ortega e a invasão da Ucrânia pela Rússia essas questões não se aplicam .Essa atitude pode fazer nossas forças armadas e governo perde credibilidade com outros fornecedores de produtos de defesa.
A política de defesa anda junto com a de relações exteriores e subordinado a ela. Não há um só modelo de canhão autopropelido no mundo, logo arranjar outro modelo em acordo governo a governo não é tão difícil assim. Anula-se a licitação, é simples assim.
Negativo, pau que bate em Chico , bate em francisco….
Diz isso para o Exército, Marujo. Tanto trabalho para nada: é “só” anular! Se fosse simples assim nem estaríamos comentando mais essa crise. E ainda tem os franceses tentando abocanhar esse contrato. Mais um projeto prejudicado pelo governo, mas que está longe de ser uma novidade. O Prosuper que o diga!
Se é “só” anular, pra quê licitação? Não existe “critério de política externa” ou “ideológica” na Lei de Licitações. Você tá acostumado a ver isso em outros países que você admira. Aqui é técnica, preço, ou técnica e preço. A ELBIT ganhou em técnica e preço.
Isso que você propõe é uma imoralidade, na melhor das hipóteses. Mas não me surpreende, tradicionalmente é um trabalho que a esquerda faz desde…. 1850, com maior ênfase pouco antes da Revolução Russa e MUITO MAIOR dos anos 60 pra frente.
Anula com basecem que?
O comando do exército já é uma vergonha por si só, agora deixar a segurança nacional em 2º plano por conta do que um ex embaixador esquerdinha e amigo dos franceses (que forçaram a barra para anular a concorrência) intervir em algo já finalizado dentro das competências exigidas pela a artilharia e fazer boicote a uma empresa que como diz o texto possui subsidiárias que se não me falha a memória foi a AEL sistemas quem produziu o painel display dos caças gripens e participam de diversos projetos nas três forças. Já pensou se começarem a boicotar os produtos do Brasil por conta do autoritarismo judiciário. Aí danou-se
Vergonha do seu pais nao, nao confunda estado com politico, o brasil como estado nao me passa vergonha em nada , bem ao contrario somente orgulho de ser Brasileiro
Isso aqui nunca irá pra frente, não tem jeito!
Não enquanto o Estado e seus burocratas tiverem todo o poder e o povo, desarmado e cordeirinho, aceitar tudo no lombo como se fosse normal.
Aqui um careca autoritário, que atropela a Constituição e dita os rumos do país, tem até gente pra defendê-lo. Num país civilizado o povo já teria feito uma revolução!
É isso. Adoram criar narrativas falsas que as FA estão politizadas, mas são eles que politizam questões militares técnicas.
….. diz que entende tudo de como defender o Brasil, se opõe à compra.
Muito técnico esse cara! 😬🤪té um cantor famoso da bossa nova
Este é o meu pais!
Vergonha!
Lamentável e lastimável. A sanha de querer parecer ser líder mundial, só nos traz prejuízos nas relações internacionais. Podemos fazer negócios com árabes, persas, chineses, judeus, mongóis, americanos, etc… Já temos problemas demais, para quê importar problemas alheios?
O difícil será o Lula vir aqui no DAN responder sua pergunta!
Engraçado é que o mandatário atual, à poucos dias disse que o Brasil não se mete com ninguém e por isso que não tem inimigos. Mas resolveu tomar uma posição que só prejudica ao estado brasileiro, por conta de ideologia e ego de achar que vai conseguir o que ninguém ainda conseguiu e com muito mais propriedade do que ele.
Prejudica o estado Brasileiro em que? Quem está saindo prejudicado é a economia Israelense, não a Brasileira. Nós iriamos comprar, não vender. Não temos balança comercial positiva com Israel. O projeto deveria ser nacional, e não importado.
Quem barrou foi o sr “A” e dificilmente, neste governo, se mudará isso, infelizmente !!!
E nisso o EB ficará a ver navios !!!
São Todos da mesmas panelas , se merecem .
Um estilingue está Ótimo , não tem que comprar nada , tem o Governo que Eles queriam , Engole o choro