Um helicóptero de ataque russo disparou foguetes acidentalmente em um grupo de pessoas, possivelmente durante o exercício de grande escala militar russo Zapad 2017, perto das fronteiras com os países da OTAN, informou a mídia russa em um relato.
Três pessoas ficaram feridas no incidente, disse uma fonte próxima ao Ministério da Defesa russo à agência de notícias RBC. “Eles não eram civis”, disse essa mesma fonte.
RBC também postou o vídeo em que aparece um Ка-52 “Alligator” passando e na sequência o(s) foguete(s) explode(em) perto de um grupo de homens vestidos com roupas camufladas.
As imagens mostram, pelo menos, uma pessoa jogado ao chão com a força do impacto.
Relatos não confirmados disseram que o incidente teve lugar no campo de tiro em Luzhsky, perto de São Petersburgo. O Ministério da Defesa inicialmente negou os relatos mas, depois admitiu o lançamento não planejado de um foguete por um helicóptero de combate durante um exercício militar. “Como resultado de um lançamento de foguete não guiado, um veículo de carga, sem pessoas a bordo, foi danificado,” informou a Interfax citando um militar como fonte.
O Ministério da Defesa não esclareceu se o acidente teria ocorrido durante o exercício Zapad 2017, informou apenas que os relatos seriam “tanto uma provocação deliberada ou estupidez individual de alguém”.
FONTE: The Guardian