Vivemos tempos surpreendentes, onde a tecnologia de comunicação realmente transformou o mundo numa só aldeia, e onde o conhecimento ultrapassa fronteiras com a rapidez de um sinal de luz trafegando numa fibra óptica.
Sou muito feliz em ver que após as décadas de descaso e esquecimento, os nossos veteranos ganharam finalmente uma boa parcela do reconhecimento merecido, graças a uma geração de jovens que aprendeu a enaltecer e apreciar os feitos daqueles homens simples enviados para combate na Europa. Mas confesso que nunca imaginaria, até alguns anos atrás, que nossa Força Expedicionária Brasileira pudesse ganhar uma homenagem tão legal vinda de um lugar tão improvável quanto a Suécia!
Pois é isso mesmo. A banda sueca de heavy metal Sabaton, criada em 1999 e comandada pelo vocalista Joakim Brodén, acabou de lançar seu sétimo álbum, “Heroes”. E a terceira faixa chama-se “Smoking Snakes”, música cuja letra homenageia os soldados brasileiros que combateram na Segunda Guerra Mundial – com direito a refrão em português!
A Sabaton tradicionalmente explora temas baseados em guerras e batalhas históricas, com bastante conteúdo referente às duas guerras mundiais. Com “Heroes”, a banda revelou dez composições baseadas exclusivamente na Segunda Guerra.
Confira a música com legenda em português, e se prepare para um serious headbanging:
Na realidade a música homenageia os três heróis brasileiros do 11º Regimento de Infantaria que resistiram em uma colina até o fim contra as tropas alemães, durante os combates em Montese. Geraldo Baêta da Cruz, 28 anos, natural de Entre Rios de Minas, Arlindo Lúcio da Silva, de 25, de São João del Rey, e Geraldo Rodrigues de Souza, de 26, de Rio Preto, na Zona da Mata, que morreram como heróis na cidade italiana de Montese, onde ocorreu uma das mais sangrentas batalhas do conflito mundial com a participação da FEB.
Texto abaixo retirado de: http://chicomiranda.wordpress.com/…/tres-herois…/
De acordo com os registros, os três pracinhas integravam uma patrulha do 11º RI de São João del Rey que teve como esforço principal o combate em montanhas com densos campos de minas e sob o fogo cerrado das metralhadoras alemãs. Em Montese, a tenacidade, o ardor combativo e as qualidades morais e profissionais dos brasileiros foram demonstradas em seu raro espírito ofensivo, sob os fogos da Infantaria e Artilharia do Inimigo, transpondo caminhos desenfiados, neutralizando campos minados, assegurando posteriormente, para a Divisão Brasileira, a posse definitiva dessa importante posição alemã dentro do contexto da Guerra. Em uma dessas incursões, os pracinhas mineiros se viram frente a frente com uma companhia alemã composta de aproximadamente 100 homens. Era 14 de abril de 1945. Eles receberam ordens para se render, mas continuaram em combate até ficarem sem munição e serem mortos.
O detalhe é que, em vez da vala comum, mereceram as honras especiais do Exército alemão. Admirado com a coragem e resistência do trio, o comandante nazista mandou enterrá-los e colocar, sobre a cova, uma cruz e placa com a inscrição: “Drei Brasilianische Helden” ou “Três Heróis Brasileiros”. Terminada a guerra, seus restos mortais foram trasladados para o Cemitério de Pistoia, na Itália, e depois para o Monumento aos Pracinhas, no Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro/RJ, (foto). Mereceram as condecorações Medalha de Campanha (participação na guerra), de Sangue do Brasil (quando há ferimento) e Cruz de Combate (feitos de destaque).
Confira a letra de “Smoking Snakes”:
We remember
No surrender
Heroes of the century
Three men were strong
They held up for long
Going into the fight
Through the meteor waves
They end in the grave
As they’ve given their lives as their honor dictates
Far, far from home
To a war
For a foreign soil
Far, far from known
Tell their tale
Their forgotten story
Cobras fumantes eterna é sua vitória
Rise from the blood of your heroes
You were the ones who refused to surrender
But the nightmares you fear, are on your memory
Will be sung for a century
As they’e paying the price
Centuries held in the toll of the bell
It’s calling for you as the Wehrmacht divides
Far, far from home
To a war
For a foreign soil
Far, far from known
Tell their tale
Their forgotten story
Cobras fumantes eterna é sua vitória
Rise from the blood of your heroes
You were the ones who refused to surrender
But the nightmares you fear, are on your memory
Will be sung for a century
Sent to the seas to be cost into fire
Fought for a propose with pride and desire
Blood of the grave they would give to inspire
Cobras fumantes your memory lives
Sent to the seas to be cost into fire
Fought for a propose with pride and desire
Blood of the grave they would give to inspire
Cobras fumantes your memory lives
Cobras fumantes eterna é sua vitória
Rise from the blood of your heroes
You were the ones who refused to surrender
But the nightmares you fear, are on your memory
Will be sung for a century
We remember
No surrender
Heroes of the century
FONTE: Sala de Guerra
COLABOROU: Marcelo Lopes & Paulo Bastos
A HOMENAGEM AOS TRÊS BRAVOS SOLDADOS BRASILEIROS NÃO FOI ESQUECIDA PELA BANDA SUECA COM LETRA E MÚSICA VIBRANTES. INFELIZMENTE NOSSOS MÚSICOS SEQUER SABIAM DA EXISTÊNCIA DESSES HEROIS. APÓS 80 ANOS A MESMA COBRA VOLTOU A FUMAR.
top! a história do Brasil é incrível demais pra ser esquecida!
Emocionante <3 Tack, Sabaton! ^_^ Uma merecidíssima homenagem a nosso heróis tão esquecidos pelos próprios conterrâneos…
Honra,bravura,coragem,determinação foi isso que levou (11) membros da minha família a lutarem no WWII,no céu,mar e terra.(HERO FAMILY).
Heróis!!!! Isso me orgulha!
Nosso país está sendo vítima de um maquiavélico plano de desnacionalização e perda de todos os valores morais, e isso é uma estratégia de países do G8 para nos tornar desacreditados. não é de se adimirar que esses grandes homens tenham sido esquecidos. más graças a força da internete propagaremos essa grande bravura desses 3 brasileiros.
A 2a Guerra Mundial aconteceu entre 1939 e 1945, a banda Sabaton fez a música em homenagem aos soldados da FEB nos anos 2000, e só agora que você vem com este papinho de desvalorização da nossa história?
É uma pena o fato de nossos heróis serem venerados em países estrangeiros enquanto no nosso são esquecidos ou diminuídos,por mais que a participação brasileira na segunda guerra mundial não tenha sido enorme,considero uma das participações mais efetivas e a única em que os inimigos se renderam,minhas sinceras admirações.
Estou muito feliz com essa linda homenagem aos Pracinhas.
Obrigada!
Meu pai participou da tomada do Monte Castelo. Ele era de Paraisópolis,
sul de Minas Gerais.
Bom saber que em outras terras, nossos heróis verdadeiros são respeitados,
porque aqui…são ignorados.
Shows memoráveis no Brasil. A musica Smoke Snakes está sendo o ápice nos shows…Inclusive com a ilustre participação de um Pracinha na platéia de Juiz de Fora!!!!
https://www.youtube.com/watch?v=GrpWeJxTfS0
ShoWWW
Infantaria Aéromovel!
Brasil!!!!!!!!!!!!!!!!
Infelizmente para aqueles que acreditam que vivemos em um pais e uma sociedade pacifica, tudo aquilo ligado a guerra, não é visto por bons olhos. Conheço muita gente que quando escuta o filho dizer que sonha em ser militar,ou até mesmo policial, fica horrorizada. Fazendo de tudo para desencorajar os filhos. Mais é assim mesmo aqui quem tem valor de verdade é jogador de futebol, Funkeiro, beneficiado do bolsa família etc…
Verás que um filho teu não foge a luta
Parabéns ao suecos da banda Sabaton pela homenagem feita aos nossos três heróis brasileiros. É uma pena que o nosso próprio povo tenha esquecido. Infelizmente, como a própria música diz, é um “conto esquecido”. Pro nosso povo, heróis são aqueles merdinhas (desculpem o termo, amigos) que estão lá no estádio de futebol, correndo atrás de uma bola, mas só pra ganhar fama e dinheiro e nada mais. Antes de qualquer outro país no mundo, o Brasil é um berço de heróis: Caxias, Sampaio, Osório, Apollo Miguel Rezk, Max Wolf Filho, os três heróis (Geraldo, Arlindo e Baêta), entre outros. Falta só ser patriota de verdade, e não patriota de copa do mundo.
Desculpem ter sido tão duro amigos, mas essas são palavras de alguém indignado com a situação atual do país e com a ignorância do povo.
Metal tamben é cultura!
Quem gostou terá a oportunidade de ver ao vivo ! A COBRA VAI FUMAR !!!
Agenda de shows – Sabaton no Brasil
07/09/14 – Sabaton (São Paulo – SP)
13/09/14 – Sabaton (Palmas – TO)
14/09/14 – Sabaton (Belo Horizonte – MG)
18/09/14 – Sabaton (Rio de Janeiro – RJ)
19/09/14 – Sabaton (Limeira – SP)
20/09/14 – Sabaton (Caruaru – PE)
Belíssima composição desta banda. Letra e música passam intensa emoção. Meus eternos agradecimentos por esta homenagem aos heróis brasileiros.
é lamentável nas escolas do nosso país não ensinarem os valores desses homens corajosos, onde os nossos governantes insistem em esquecerem. Nesses raros momentos me orgulho de ser brasileiro. honra e coragem são coisas raras em um pais de corrupção e falcatruas.
Poxaaaa fiquei emoçionado sério mesmo — …….. é uma pena
não ensinam isso nas aulas de história p o povo brazuca
Um dia , estas almas , de todos nossos heróis esquecidos, mas não fracos, voltarão, todas ao mesmo tempo, reencarnando, levarão nossa Pátria a local de destaque
Não tá morto quem peleia!
Se vcs gostam de heróis, há entre outros um que foi honrado pelos americanos com a segunda maior comenda de bravura daquele país por suas acoes em combate na Itália. O major Apollo Miguel Rezk. Em seu funeral no Brasil adivinhem QUAL PAÍS enviou representante para a cerimonia, e qual não o fez…
Olá, gostaria de avisar que a letra postada não é a correta, infelizmente alguém tentou só de ouvido digitar a letra e não foi muito feliz, e com isso a letra errada foi se propagando pela internet, vamos corrigir isso para que a homenagem seja feita corretamente, a letra correta está abaixo:
We remember, no surrender
Heroes of our century
3 men stood strong, and they held out for long
Going into the fight, to their death that awaits
Crazy or brave, will it end in the grave?
As they’re giving their lives
As their honor dictates
Far, far from home, to a war
Fought on foreign soil and
Far, far from known, tell their tale,
Their forgotten story
Cobras fumantes, eterna é sua vitória
Rise from the blood of your heroes
You, were the ones who refused to surrender
The 3, rather died than to flee,
Know that your memory,
Will be sung for a century
3 took the blow, while impressing their foe
Throwing dice, with their lives
As they’re paying the price
Sent to raise hell, hear the toll of the bell
It is calling for you as the Wehrmacht devised
Sent over seas to be cast into fire
Fought for a purpose with pride and desire
Blood of the brave they would give to inspire
Cobras fumantes, your memory lives!
Na verdade tem um curta sobre essa história. A falta de atenção com nossos heróis é mais um triste reflexo do complexo de vira-lata que afeta o povo brasileiro.
http://www.popmidia.com.br/talentos/herois-o-filme/
Prezados, com tantas verdades ditas acima, sugiro que os editores remetam essa notícia ao EB pois vindo do DAN será tido em conta certamente.
Não seria possível o EB aproveitar o exemplo ou mesmo esse material e fazer uma difusão disso, ou da história, ou da homenagem?
É difícil mesmo não ficar frustrado com essa nossa falta de memória e honra aos heróis 🙁
Apoiado!
Muito apoiado!
apoiado!!
Fossem americanos, estariam enterrados em Arlington. Haveria filmes ou séries de TV. Mas aqui, preferem reverenciar cangaceiros estupradores, bandidos, desertores, cleptoguerrilheiros.
Cara, ficou muito boa essa letra, é uma pena que o angra, sepultura, Andre matos, e companhia não tenham pensado nisso primeiro, talvez por achar que não seria bem recebido pelo público brasileiro, (que é em grande parte anti-militar mas, se o bicho pegar corre lá e chama a “puliça”!) parabéns para a banda a banda sueca. E enquanto isso fico aqui ṕensando, porque diabos não ficamos “coleguinha” da Suécia antes? Eles parecem ser de muita confiança.
Eu sei que tem muita gente no Brasil, principalmente no planalto central do país que tem coleguinha na Suíça hahaha… mas é melhor deixar para lavar essa minha trouxa de roupa suja na urna!
Abraços!
Linda homenagem, pena que nunca ouvi numa aula de história. Aliás pouquíssimos brasileiros sabem de nossos heróis.
O DAN, que se destaca em seus vídeos pela excelente trilha musical, poderia usar essa música no próximo vídeo que fizer do EB, apesar do exército não ser o foco do site.
No mais, gostei da música e da história, que desconhecia. Esses soldados deveriam ser homenageados em batizados de instalações militares ou, ao menos, de equipamentos militares.
Rafael, o EB faz parte de nosso escopo sim. Nosso problema é ter as pernas curtas para poder cobrir tudo o que acontece. Mas está anotada a dica. Obrigado.
Eu que agradeço, prezado Luis Padilha.
É sempre bom visitar a página do DAN e ver as matérias, principalmente os conteúdos exclusivos.
Eu acho que o que eles quiseram dizer com três soldados nesse caso foram os corpos em si ou seja, FEB, Marinha e Senta a Pua! Posso estar errado mas foi o que eu interpretei!
na verdade esta história é real,não é poética,no clipe diz os nomes dos soldadso
Antes tarde do que nunca!!!! pesquisei melhor e descobri que na realidade a música homenageia os três heróis brasileiros do 11º Regimento de Infantaria que resistiram em uma colina até o fim contra as tropas alemães, durante os combates em Montese. Geraldo Baêta da Cruz, 28 anos, natural de Entre Rios de Minas, Minas Gerais, Arlindo Lúcio da Silva, de 25, de São João del Rei, Minas Gerais, e Geraldo Rodrigues de Souza, de 26, de Rio Preto, na Zona da Mata,Minas gerais e que morreram como heróis na cidade italiana de Montese, onde ocorreu uma das mais sangrentas batalhas do conflito mundial com a participação da FEB.
Abraços.
ORGULHO DE SER BR.!!!
Para mim a melhor banda da Suécia sempre foi os vikings do Amon Amarth, seguidos por At the Gates e Candlemass, mas valeu a homenagem do Sabaton !!!
Sensacional! Até para ser nacionalista o Brasil tem que buscar o exemplo do exterior.
Li e ouvi a música com lágrimas nos olhos. Bravura reconhecida até pelos inimigos da época e resgatada por estrangeiros. Deviam estar no Panteão dos Heróis da Pátria e ser relembrados, ainda que como mera nota, nas aulas de História em todo o País.
Está além da hora de começarmos a reconhecer e a cultivar o melhor em nós, brasileiros, não só por questão de autoestima, mas para combater o pior, para que todos possamos fazer uma verdadeira reforma íntima que se irradie positivamente para o coletivo, para que construámos a sociedade com a qual sonhamos e extirpemos os de sempre do comando da nação.
É preciso acabar com a “síndrome de vira-latas” do brasileiro (talvez a única coisa útil que o “nine fingers” falou). Temos a responsabilidade de sermos mais do que o pouco que hoje somos.
Parabéns ao blog pelo post.. É necessário que lembremos as pessoas do que é feito nossa gente, que somos tão bons ou temos tanta coragem quanto qualquer um.
Em tempos em que nós nos depreciamos mais cada dia, atitudes como essa da banda sueca é um alento para o Brasil e seus esquecidos heróis.
Conheço a musica e inclusive a banda, excelente banda, a melhor banda de rock dos últimos 10 anos que apareceu. Parabéns ao Sabaton pela homenagem feita aos nossos militares.
Só não podem derrotar aqueles que CORROEM o país.