Representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), instituição subordinada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), estão na Finlândia em uma imersão técnica focada em comunicação crítica para segurança pública.
O principal objetivo da PRF é conhecer a rede de telecomunicações privada utilizada por autoridades de defesa e segurança pública da Finlândia, conhecida como VIRVE (abreviação de “Viranomaisradioverkko”) e operada pelo Erillisverkot Group, empresa estatal de propósito especial.
No final do ano passado, uma delegação de negócios finlandesa, liderada pelo ministro Ville Skinnari (Comércio Exterior e Desenvolvimento), visitou o Brasil para discutir o tema com autoridades locais em Brasília (DF).
Baseado no sistema de Rádio Troncalizado Terrestre (Terrestrial Trunked Radio Access – TETRA), a VIRVE é utilizada pelas Forças Armadas, órgãos de segurança pública, guardas de fronteira, alfândega, defesa civil e empresas responsáveis por infraestruturas críticas na Finlândia.
Organizada pela Business Finland, agência de financiamento da inovação e promoção do comércio e investimento do Governo da Finlândia, a delegação inclui reuniões com agências governamentais, empresas e centros de pesquisa.
Atualmente, o Brasil conta com uma parceria público-privada no portfólio do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) visando a criar um Sistema Nacional de Radiocomunicação Crítica que permita ação integrada e interoperabilidade.