Vídeo: visitamos o Submarino Riachuelo (S 40) na Base de Submarinos da Ilha da Madeira (BSIM)

Por Luiz Padilha

Nesta última sexta-feira,10 de novembro, estivemos na Base de Submarinos da Ilha da Madeira (BSIM), onde o submarino Riachuelo (S 40) é baseado para mostrar aos nossos leitores como ele é por dentro. Na ocasião fomos recebidos pelo seu comandante, o Capitão de Fragata Edson do Vale Freitas, que gentilmente nos mostrou o Riachuelo por dentro, lembrando que o DAN já havia inclusive participado da 1ª imersão estática, mas naquela ocasião, o submarino ainda não se encontrava 100% concluído. Veja a matéria da Imersão estática clicando aqui! 

O Riachuelo participou do Exercício Tropicalex 2023 navegando submerso entre o Rio de Janeiro e a Bahia, por um período de 13 dias. Diferentes exercícios foram realizados com os meios da Esquadra, onde o Riachuelo atuou como Figurativo Inimigo (FIGIN), no exercício de Trânsito com Oposição de Submarinos. A sua missão foi simular a ameaça aos navios empregando de forma inédita um míssil submarino-superfície MBDA Exocet SM-39, permanecendo a uma distância equivalente a 55 km dos navios, de forma a dificultar a sua detecção durante o lançamento.

Conheçam o submarino mais moderno da América do Sul atualmente, uma arma capaz de portar o moderno Torpedo F21, mísseis anti-navio SM-39 Exocet e minas, conferindo-lhe alto nível de letalidade e uma dor de cabeça para os meios de superfície. Não é a tôa que é o nosso trunfo para a negação do mar a qualquer inimigo.


Veja a entrevista com o comandante do submarino Riachuelo clicando aqui!

Sair da versão mobile