A HMS Portland (F 97) foi reflutuada em sua base em Devonport, saindo do enorme galpão onde ela esteve nos últimos dois anos.
Tendo concluído o trabalho externo em seu casco e superestrutura, incluindo a instalação do radar Artisan 3D no topo do mastro principal, a equipe da Babcock abriu as comportas da doca seca, dentro do Complexo de Fragatas, para as etapas finais da modernização.
Essa Type 23 é a mais recente, de um total de 13 fragatas, a sofrer a LIFEX (Life Extension), que permitirá aos navios desta classe operar até o final de suas vidas úteis, que no caso da Portland está previsto para meados da década de 2030.
Além do Artisan, as melhorias incluem novos motores, substituição do obsoleto míssil de defesa aérea Sea Wolf pelo seu sucessor Sea Ceptor, revisão de máquinas, computadores e sistemas de TI a bordo, além de reformar os compartimentos projetados na década de 1980, para atender as necessidades e expectativas dos marinheiros da Geração Z.
Depois que a reforma estiver terminada, e os testes/treinamento no mar estiverem concluídos, o navio de guerra baseado na HMNB Devonport, retomará para suas funções como uma das fragatas antissubmarinos do Reino Unido.