Por Guilherme Wiltgen
Segundo o site G1 publicou ontem (21), o vice-presidente Hamilton Mourão, que está no exercício da Presidência da República, tem previsão de viajar nesta quarta-feira (23) para Lima, no Peru, viagem que deve durar até a sexta-feira (25).
O vice-presidente teria sido convidado pelo governo peruano, para uma audiência com o presidente Martín Vizcarra, tendo em vista que o Brasil e o Peru vão assinar um acordo que prevê a troca de embarcações entre as duas Marinhas.
“Vou ao Peru na quarta-feira de tarde, em princípio, se tudo estiver tranquilo. Fui convidado pelo governo peruano, tem um acordo que vai ser assinado lá entre a nossa Marinha e a Marinha peruana para uma troca de embarcações. Vou me encontrar com presidente do conselho de ministros e com o presidente peruano”, disse Mourão.
Segundo a agenda do Comandante da Marinha, AE Ilques Barbosa Junior, ele e o vice-presidente tiveram uma reunião hoje (22) as 11 horas. No final do dia, o AE Ilques viaja para o Rio de Janeiro.
Troca de embarcações
Especula-se que a Marinha do Brasil (MB) poderia ceder dois submarinos da Classe Tupi por um LPD (Landing Platform Dock) da Classe Makassar construído no Peru, cuja Marina de Guerra del Peru opera o BAP Pisco (AMP-156), construído localmente pelo estaleiro SIMA (Servicios Industriales de la Marina S.A.), sob licença do estaleiro sul coreano Daesun.
Ainda não foi divulgado como vai se dar essa negociação e nem se vai haver algum tipo de pagamento, pelas partes envolvidas, para a conclusão da negociação das embarcações.