Presidida pelo Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Alipio Jorge Rodrigues da Silva, no dia 4 de maio foi realizada a passagem do Comando da Força de Fuzileiros da Esquadra (ComFFE), no Pátio Regimento Naval, no Complexo Naval Caxias Meriti, Rio de Janeiro (RJ). Após mais de um ano à frente do ComFFE, o Almirante de Esquadra (FN) Jorge Armando Nery Soares passou o comando ao Vice-Almirante (FN) Carlos Chagas Vianna Braga.
O evento contou com presença do antigo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, do Ministro do Superior Tribunal Militar, Almirante de Esquadra Leonardo Puntel, do Diretor-Geral do Material da Marinha, Almirante de Esquadra José Augusto Vieira da Cunha de Menezes, e de outras autoridades da Marinha e Exército Brasileiro.
O ComFFE, cujo lema é “A Força que vem do Mar”, representa a essência do poder de combate do Corpo de Fuzileiros Navais. Subordinada ao Comando de Operações Navais (ComOpNav), Órgão de Direção Setorial responsável por aprestar e empregar as Forças Navais, Aeronavais e de Fuzileiros Navais, a FFE tem a missão de preparar e prover Grupamentos Operativos de Fuzileiros Navais para as operações e ações de guerra naval e demais situações de emprego, que lhe são afetas, previstas na Doutrina Militar Naval.
A Ordem de Serviço do ComOpNav destacou os principais acontecimentos do comando do Almirante Armando. Dentre os diversos aspectos mencionados, enfatizou sua serenidade e dedicação, citando algumas realizações do período, tais como as Operações “Ágata Norte” e “Formosa 2020”, as mudanças estruturais nas organizações militares subordinadas e as centenas de desinfecções realizadas em prol da mitigação dos efeitos da pandemia de Covid-19.
Em sua despedida, o Almirante Armando proferiu palavras de agradecimento e afirmou que o período foi repleto de momentos gratificantes e desafiadores, pela necessidade de conciliação do enfrentamento direto à Covid-19, com a manutenção da prontidão operativa da Força. Por sua vez, o Almirante Carlos Chagas agradeceu a todos os chefes navais, companheiros de praça d’armas e subordinados que contribuíram para seu desenvolvimento profissional, homenageou todas as autoridades presentes e familiares, declarando que trabalhará no mais alto nível para dar continuidade ao trabalho de seus antecessores.
FONTE: MB