Por Tyler Rogoway
A enorme Base Naval de Yulin da China na Ilha de Hainan é um dos maiores interesses estratégicos da região. É o lar da frota de submarinos de mísseis balísticos nucleares da China, a espinha dorsal de seu segundo ataque de dissuasão, assim como de outros submarinos. Situa-se na extremidade norte do altamente contencioso Mar da China Meridional. A seu leste está a porta de entrada para o Pacífico e Taiwan.
A característica mais intrigante desta instalação é a misteriosa caverna submarina construída na encosta de uma montanha que domina o extremo sul da instalação. Embora eu tenha visto imagens de satélite das barcaças rodoviárias removidas da abertura, nunca vimos nenhuma com um submarino realmente usando-a, até agora.
A imagem foi tirada pelo Planet Labs, mas apareceu pela primeira vez nos canais de mídia social da Radio Free Asia. Fomos alertados sobre isso por meio de uma postagem de @DRM_Long. Curiosamente, nenhum outro submarino é visível na imagem de satélite. As docas estão completamente vazias. Isso também parece extremamente raro com base em nossa experiência de monitoramento.
Não está claro exatamente que tipo de submarino é visto na imagem, mas nosso melhor palpite seria um submarino de ataque nuclear classe Shang / Tipo 093. O tipo visto realmente não vem ao caso, o que é importante é que finalmente possamos ver esse recurso James Bond em ação.
Quanto a onde estão todos os outros submarinos, não temos ideia. As tensões são excessivamente altas na região e os EUA aumentaram maciçamente sua presença lá. Enquanto isso, Taiwan está em alerta elevado enquanto a China executa jogos de guerra nas proximidades. Embora alguns desses exercícios possam e provavelmente envolvam submarinos baseados em Yalin, também é possível que outros tenham se movido para dentro da montanha.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: The Drive Zone