Neste último sábado (14), três aeronaves MV-22 “Osprey” dos EUA aterrissaram no Rio de Janeiro para dar início ao adestramento militar da Operação Unitas Amphibious 2015. Com o voo mais longo de sua história, a MV-22 percorreu o equivalente a 11.417 km, dos EUA até o Brasil. Após realizarem parada na cidade de Belém, as aeronaves chegaram ao Rio para compor o exercício da Unitas Amphibious nos dias 17 e 18 de novembro, na Ilha do Governador, e no dia 20 de novembro, na Ilha da Marambaia.
A MV-22 “Osprey” tem sido empregada para apoiar tropas em combate desde 2007 e é a principal aeronave de apoio ao assalto utilizada pela U.S. Marine Corps. Com o dobro da velocidade e o
alcance cinco vezes maior que o de um helicóptero, o veículo utiliza dois motores, posicionados nas extremidades das asas fixas, que possibilitam o pouso e a decolagem na posição vertical.
Realizada pela Marinha do Brasil, por meio do Comando da Força de Fuzileiros da Esquadra, a Operação Unitas Amphibious 2015 reúne Fuzileiros Navais de oito países da América (Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Estados Unidos, México, Paraguai e Peru.)
FONTE: MB