O Theodore Roosevelt Carrier Strike Group (TRCSG) entrou no Mar da China Meridional em 23 de janeiro para realizar operações de rotina. O CSG está em um deployment programado da 7ª Frota dos EUA para garantir a liberdade dos mares, construir parcerias que promovam a segurança marítima e conduzir uma ampla gama de operações, informou a Marinha dos EUA.
“Depois de navegar por essas águas ao longo dos 30 anos da minha carreira, é ótimo estar no Mar da China Meridional novamente, conduzindo operações de rotina, promovendo a liberdade dos mares e tranquilizando aliados e parceiros”, disse o Contra Almirante Doug Verissimo, comandante do Carrier Strike Group Nine.
“Com dois terços do comércio mundial passando por esta importante região (Mar da China Meridional), é vital que mantenhamos nossa presença e continuemos a promover a ordem baseada em regras que nos permitiu prosperar. Embora tenhamos saudades de visitar nossos aliados e parceiros na região pessoalmente, somos gratos por todas as oportunidades que temos de operar com eles no mar”, completou.
Enquanto no Mar da China Meridional, o CSG está conduzindo operações de segurança marítima, que incluem operações aéreas com aeronaves de asa fixa e rotativa, exercícios de ataque marítimo e treinamento tático coordenado, entre as unidades de superfície e aéreas.
“Todos nós nos beneficiamos do acesso livre aos mares e nossas operações representam nosso compromisso com a manutenção da segurança e estabilidade regional. Estou extremamente orgulhoso do trabalho e profissionalismo que essa equipe mostra todos os dias operando em alto mar”, disse o Capt. Eric Anduze, Comandante do USS Theodore Roosevelt.
O TRCSG consiste, além do porta-aviões nuclear da Classe Nimitz, USS Theodore Roosevelt (CVN 71), do Carrier Air Wing (CVW) 11, do cruzador da Classe Ticonderoga, USS Bunker Hill (CG 52), do Destroyer Squadron 23 e dos destroiers USS Russell (DDG 59) e USS John Finn (DDG 113), da Classe Arleigh Burke.
A operação do TRCSG na região apóia diretamente o plano de navegação do CNO (Chief of Naval Operation) para dominar todas as operações da frota e fazer exercícios com marinhas amigas para aumentar a capacidade coletiva das forças.
A 7th Fleet é a maior frota avançada da Marinha dos EUA, e emprega de 50 a 70 navios e submarinos nos oceanos Pacífico Ocidental e Índico, operando rotineiramente com 35 nações marítimas enquanto realiza missões para preservar e proteger a região Indo-Pacífico.
A CVW embarcada de Theodore Roosevelt consiste do Strike Fighter Squadrons (VFA) 31 “Tomcatters”, do VFA-87 “Golden Warriors”, do VFA-146 “Blue Diamonds”, do VFA-154 “Black Knights”, do Airborne Command and Control Squadron (VAW) 115 “Liberty Bells”, do of Electronic Attack Squadron (VAQ) 142 “The Gray Wolves”, do of Helicopter Maritime Strike Squadron (HSM) 75 “Wolf Pack”, do Helicopter Sea Combat Squadron (HSC) 8 “Eightballers” e do Fleet Logistic Support Squadron (VRC) 30 “Providers” Detachment 3.
O USS Theodore Roosevelt suspendeu no dia 23/12/20 da Naval Base San Diego.
FONTE: USN