Por Gary Warner
O submarino de 35 anos será desativado no Estaleiro Naval e Instalação de Manutenção Intermediária de Puget Sound, perto de Seattle, disse a Marinha.
A Marinha informou em 2022 que tinha 50 submarinos de ataque nuclear em serviço, sendo 26 da classe Los Angeles, três da classe Seawolf e 21 da classe Virginia.
A Marinha está solicitando a construção de mais 41 submarinos da classe Virginia até 2053.
O San Juan, batizado em homenagem à capital do território norte-americano de Porto Rico, foi o primeiro dos últimos 23 submarinos da classe Los Angeles construídos com mudanças que incluíram operações mais silenciosas e atualizações para colocação de minas, tubos de torpedo aprimorados e um redesenho para lançar mísseis de cruzeiro. O San Juan também tem capacidade de romper o gelo.
O San Juan esteve envolvido em pelo menos um incidente de grande repercussão durante seu serviço. Em 19 de março de 1998, submerso, o San Juan colidiu em Long Island, N.Y., com o submarino USS Kentucky, que emergiu. Não houve feridos.
As implantações do San Juan incluíram os primeiros exercícios conjuntos da Marinha com a Marinha da África do Sul em 2019. O submarino recebeu uma revisão em 2010 no Estaleiro Naval de Portsmouth, no Maine.
O San Juan retornou em junho de uma missão de seis meses com o Comando Europeu dos EUA, navegando mais de 37.500 milhas náuticas e fazendo escalas no Chipre e na Espanha.
O submarino iniciou sua viagem final em 21 de agosto, quando deixou a Base Naval de Submarinos de New London, Connecticut, com 110 tripulantes, navegando pela Passagem Noroeste até Puget Sound. O submarino participou da Operação Nanook 2023, um exercício conjunto das Marinhas dos EUA, Canadá e França, e da Guarda Costeira dos EUA.
Ao encerrar sua carreira em Bremerton, o submarino segue o caminho de seu homônimo, o cruzador leve USS San Juan, da classe Atlanta, da Segunda Guerra Mundial. Lançado em setembro de 1941 no estaleiro Fore River Shipyard da Bethlehem Shipbuilding Corporation, Massachusetts, foi comissionado em fevereiro de 1942. O cruzador ganhou 13 estrelas de batalha em combate no Pacífico e estava fora do porto de Tóquio em 2 de setembro de 1945, rendição do Japão.
Na rápida redução da força imediatamente após a guerra, o navio foi enviado para Bremerton, Washington, em janeiro de 1946 e colocado em estado inativo. Descomissionado em novembro de 1946, foi retirado da lista da Marinha em março de 1959 e vendido para sucata em outubro de 1961.
O submarino USS San Juan desloca submerso 6.927 toneladas, um pouco mais que as 6.718 toneladas do cruzador USS San Juan.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Star and Stripes