USS Hornet (CV 8) afundado durante II Guerra Mundial, foi encontrado próximo as Ilhas Salomão

Por Luiz Padilha

O porta-aviões USS Hornet (CV 8) da Marinha dos EUA participou da batalha das Ilhas Santa Cruz ao fim de outubro de 1942, e após sofrer ataques de bombardeiros japoneses, afundou próximo as Ilhas Salomão no Pacífico Sul. A equipe do navio de pesquisas RV Petrel que faz parte do projeto de Paul Allen (co-fundador da Microsoft), foi quem descobriu o porta aviões americano. O anúncio foi feito pela empresa Vulcan Inc.



Os destroços do porta aviões foram encontrados próximo as Ilhas Salomão por um ROV do Petrel, a uma profundidade de 5.400 metros. As imagens foram fornecidas pelo navio mostrando partes do porta-aviões, e até de um provável Grumman F4F Wildcat.

“Nós tínhamos o Hornet na nossa lista de navios de guerra da Segunda Guerra Mundial que queríamos localizar devido ao seu lugar na história como porta-aviões principal que viu muitos momentos cruciais nas batalhas navais”, refere o comunicado de Robert Kraft, chefe da operação submarina da Vulcan Inc.

A companhia Vulcan Inc. já encontrou várias embarcações de guerra, particularmente, o porta-aviões Lexington, o navio de guerra dos EUA Indianapolis, o navio japonês Musashi e o destróier italiano Artillery.

O porta-aviões Hornet é considerado um dos mais famosos navios da Segunda Guerra Mundial por transportar 16 bombardeiros B-25 Mitchell e ter lançado o Ataque Doolittle, o primeiro bombardeio de Tóquio na guerra em 1942.

A Batalha das Ilhas Santa Cruz

Batalha das Ilhas Santa Cruz ocorreu em 26 de outubro de 1942 sem contato entre os navios de superfície das forças opostas. Naquela manhã, os aviões do USS Enterprise bombardearam o porta-aviões Zuihō, enquanto os aviões do Hornet danificaram gravemente o porta aviões Shōkaku e o cruzador pesado Chikuma. Dois outros cruzadores também foram atacados pelos aviões do Hornet. Enquanto isso, o Hornet era atacado por um bombardeiro de mergulho com torpedo. Em um período de 15 minutos, o Hornet foi atingido por três bombas de bombardeiros de mergulho Aichi D3A“Val”. Um “Val”, depois de ter sido seriamente danificado pelo fogo antiaéreo enquanto se aproximava do Hornet, colidiu com a ilha do navio, matando sete homens e espalhando gasolina de aviação (Avgas) no convés. Enquanto isso, aviões torpedeiros Nakajima B5N “Kate” atacaram o Hornet e dois impactos danificaram seriamente os sistemas elétricos e os motores. Com o navio parado, outro “Val” danificado colidiu deliberadamente contra a proa do navio.

Com o poder nocauteado em seus motores, o Hornet era incapaz de lançar ou aterrissar aeronaves, forçando seus aviadores a aterrissar no Enterprise ou a abandonar as aeronaves no oceano. O contra-almirante George D. Murray ordenou que o cruzador pesado USS Northampton retirasse o Hornet da ação. Como os aviões japoneses estavam atacando o Enterprise, isso permitiu que o Northampton rebocasse o Hornet a uma velocidade de cerca de cinco nós (9 km/ h). As equipes de reparos estavam a ponto de restaurar o poder quando ocorreu outro ataque de nove torpedeiros “Kate”. Oito dessas aeronaves foram abatidas ou não conseguiram acertar o alvo, mas o nono acertou um ataque fatal a bombordo. O golpe do torpedo destruiu os reparos no sistema elétrico fazendo o navio adernar 14 graus. Depois de ser informado de que as forças de superfície japonesas estavam se aproximando e que outros esforços de reboque eram inúteis, o vice-almirante William Halsey mandou afundar o Hornet, e uma ordem de “abandono do navio” foi emitida. O capitão Mason, o último homem a bordo, subiu pelo flanco e os sobreviventes foram logo apanhados pelos destróieres da escolta.

Em seguida, navios de guerra americanos tentaram afundar o porta aviões, com nove torpedos, muitos dos quais não explodiram, e mais de 400 projéteis de 5 polegadas (130 mm) dos destróieres USS Mustin e USS Anderson. Os destróieres se afastaram quando uma força de superfície japonesa entrou na área. Os destróieres japoneses Makigumo e Akigumo finalmente acabaram com o Hornet com quatro torpedos Long Lance de 24 polegadas (610 mm). Às 01:35 de 27 de outubro, Hornet foi finalmente afundado com a perda de 140 dos seus 2.200 marinheiros.
USS Hornet (CV 8) antes da batalha

Com informações do Wikipédia.


Sair da versão mobile