Tripulantes avaliam danos em um navio de assalto da Marinha dos EUA e um navio-tanque de reabastecimento que colidiram no Oceano Pacífico, na Califórnia, depois que um dos navios aparentemente perdeu a direção, e segundo os militares os danos foram mínimos. O acidente entre o navio de assalto anfíbio USS ‘Essex’ e do navio tanque USNS ‘Yukon’, ocorreu cerca de 120 quilômetros da costa do Sul da Califórnia quando o USS ‘Essex’ estava se aproximando do USNS ‘Yukon’ para ser reabastecido, disse o comandante. Charlie Brown, porta-voz da 3ª Frota.
Não houve feridos ou derramamento de combustível, disseram fontes militares. Brown disse que aparentemente houve perda de controle no USS ‘Essex’, que transportava 982 tripulantes a caminho de San Diego para manutenção programada. Ele havia passado os últimos 12 anos sediado em Sasebo, no Japão, como navio de comando para o Grupo Expedicionário da Marinha Strike 7.
O USS ‘Essex’ estava viajando com uma nova tripulação que veio a bordo para a viagem com destino a Califórnia. O navio sofreu recentemente uma troca de tripulação com outro navio de assalto anfíbio, o USS ‘RICHARD BONHOMME’, como parte de um procedimento padrão da Marinha para manter seu funcionamento navios. Ambos os navios envolvidos no acidente, foram capazes de continuar em direção a San Diego, apesar do dano, que a Marinha disse não comprometeu seus tanques de combustível ou sistemas.
O USNS ‘Yukon’ chegou à base da Marinha em San Diego com 82 tripulantes, incluindo 78 marinheiros civis e quatro militares. O USS ‘Essex’ estava mantendo a sua hora de chegada prevista para 09:00 de quinta-feira.
Brown disse que a estragos estavam ainda sendo avaliados. Ele disse que não poderia dizer o quão rápido os navios estavam se movendo no momento do acidente porque a Marinha ainda está investigando a causa. A velocidade padrão para navios fazendo fila para reabastecer no mar é cerca de 13 nós, ou 15 milhas por hora, disse Brown. Não haviam linhas ou mangueiras plugadas, porque os dois navios estavam se aproximando um do outro.
Os navios provavelmente apenas ricochetearam um com o outro, disse o consultor de segurança marítima James W. Allen. Mesmo assim, ele disse, que com navios enormes, pode ser “um obstáculo muito difícil que pode dobrar metal” e causar mossas. O USS ‘Essex’, conhecido como “Crocodilo de Ferro”, se assemelha a um pequeno porta-aviões.
Navios da Marinha rotineiramente reabastecer no mar, enquanto em curso.
“Eles estavam provavelmente tão perto não houve tempo para responder quando ocorreu a perda de governo “, disse Allen, que serviu 30 anos na Guarda Costeira. Oficiais da Marinha disseram que foi a primeira colisão do USS ‘Essex’. O navio, no entanto, tem tido problemas mecânicos. A publicação militar Stars and Stripes, relatou em fevereiro, que duas vezes ao longo de um período de sete meses, as missões foram canceladas por causa de problemas mecânicos ou de manutenção, envolvendo o navio de 21 anos de idade, baseado em San Diego.
O porta-voz da Marinha tenente Richard Drake no momento culpou o desgaste. Oficiais da 3 ª Frota disseram que não poderia comentar sobre isso já que no momento o USS ‘Essex’ estava na 7ª Frota no Japão. Os Oficiais da 7 ª Frota não puderam ser imediatamente contatados para comentar o assunto quarta-feira.
O USNS ‘Yukon’, foi lançado em 1993, esteve envolvido em pelo menos duas colisões anteriores, inclusive em 27 de fevereiro de 2000, quando colidiu com um navio de carga civil ao tentar entrar no porto de Jebel Ali, Dubai nos Emirados Unidos. O USNS ‘Yukon’ sofreu pequenos danos. Menos de cinco meses depois, ele foi atingido pelo USS ‘DENVER’ durante um reabastecimento ao largo da costa do Havaí. Ambos os navios sofreram danos pesados.
Fonte: AP