Por Rear Adm. Thomas J. Moore, Program Executive Officer, Aircraft Carriers
Hoje, 01 de dezembro, USS Enterprise (CVN 65) vai ser descomissionado e deixar a força de porta aviões da US Navy para sempre. A desativação de CVN 65 não é apenas um marco para a US Navy, que marca o fim de uma era do lendário navio e o início de uma nova era para a aviação naval , com a introdução da classe Gerald R. Ford. O USS Enterprise, embora o mais antigo navio da frota, realizava as mesmas operações do Naval Aviation Strike Operations and Air Wing dos outros porta aviões mais novos.
USS Enterprise (CVN 65) continuará a ser útil com os seus mais de US $ 100 milhões de equipamento que será reutilizado e instalado a bordo dos porta-aviões da classe Nimitz e Ford . Sete navios receberam o nome Enterprise e o CVN 65 ou “Big E”, é uma lenda em si, como o navio de guerra mais condecorado da história dos EUA.Crucial em todos os conflitos dos EUA desde sua colocação em funcionamento, o primeiro porta aviões nuclear mudou o futuro da aviação naval. Eu tive o privilégio de servir a bordo do Enterprise, sendo gerente de programa PEO de porta aviões, para a longa transição do último porta aviões da classe Nimitz, o USS George HW Bush (CVN 77) , e agora sou o PEO da nova classe R. Gerald Ford. Tenho orgulho de ver a tradição e a inovação sem precedentes que o Enterprise trouxe e ver que o poder de ataque da frota continuou com nossa mais nova classe.
O USS Gerald R. Ford (CVN 78) está em construção e irá substituir o Enterprise quando for entregue. Em algumas semanas a ilha vai ser adicionada ao convés de voo, e esperamos que seja batizado e lançado no final de 2013. Sua missão permanecerá inalterada, mas com os avanços da tecnologia, como uma planta de novo reator, sistema de propulsão, planta elétrica, eletromagnética catapultas, engrenagem prender avançada, controle de máquinas e sistemas de guerra integradas, ela vai levá-lo para fora com maior letalidade, capacidade de sobrevivência, interoperabilidade conjunta, e ao reduzido custo de operação e manutenção para os contribuintes. Melhorias para a configuração do convés de voo, elevadores de armas, e estações de reabastecimento trará mais poder de combate ao navio.
Hoje os porta aviões classe Nimitz podem realizar rotineiramente 120 missões de combate por dia, enquanto o novo classe Ford será capaz de gerar 33% a mais por dia, algo em torno de 160 surtidas e mais de 270 surtidas por dia por curtos períodos de ritmo elevado operações. A classe Ford também traz melhorias na qualidade de vida para nossos marinheiros, como espaço de fitness designado, acrescentou mais de 600 alojamentos, reduzir a manutenção, melhorou a disponibilidade operacional e reduzir o custo total de propriedade durante a sua vida de 50 anos em US $ 4 bilhões, em comparação com classe Nimitz. É importante lembrar por que a US Navy decidiu construir uma classe de navio, que terá uma vida útil de 94 anos, e permanecer em serviço até 2110.
A classe Ford vai ter maior capacidade de operação e reduzir significativamente os custos e permanecendo na vanguarda de uma abordagem de longa data no combate às ameaças, fornecendo presença militar dos EUA em apoio a uma ampla variedade de objetivos de segurança. Assim como o “Big E” fez quando ele foi entregue há 51 anos, a classe Ford representa um verdadeiro “salto a frente”. O navio será a peça central do poder naval dos EUA para o resto do século 21, orgulhosamente carregando a tradição e o legado do Enterprise.
Lenda do nome Enterprise continua na Marinha dos EUA com o novo porta-aviões CVN 80
FONTE: Navylive
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval