USS America (LHA 6): Media Day

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Por Guilherme Wiltgen e Luiz Padilha

No dia 06 de agosto ocorreu o media day a bordo do futuro Navio de Assalto Anfíbio da US Navy, o USS America (LHA 6), que faz a sua viagem denominada “America visita as Américas”, de Pascagoula (Costa leste) para San Francisco (Costa oeste), onde ocorrerá a sua cerimônia de comissionamento no dia 11 de outubro.

Com uma tripulação composta por 1.400 homens, entre oficiais, praças e Marines, o America possui 257 metros de comprimento, 57 metros de boca (largura) e é capaz de operar com as aeronaves Tiltrotor MV-22 Osprey, helicópteros CH-53E Super Stallion, UH-1Y Venon, AH-1Z Viper e MH-60S knighthawk, e com os caças V/STOL (Vertical or Short Takeoff and Landing) AV-8B Harrier II e F-35B Lightning II.

O América é o primeiro navio da sua classe, que irá substituir os navios da classe Tarawa, sendo a próxima geração de navios anfíbios com “big-deck”, totalmente otimizado para operações aéreas, é capaz de operar com as atuais e futuras aeronaves da US Navy e USMC, possuindo em seu convoo 9 spot’s e dois elevadores, um de cada bordo.

       

O navio desenvolve mais de 20 nós de velocidade, possuindo dois modos de propulsão (GE LM2500 + Turbina a Gás e APM – Auxiliary Propulsion Motor).

O USS America (LHA 6) é o quarto navio da US Navy a ostentar este nome. O primeiro foi uma escuna utilizada durante a Guerra Civil, o segundo foi o ex-SS Amerika, um navio de passageiros alemão apreendido no início da Primeira Guerra Mundial e o terceiro foi o porta-aviões USS America (CV-66), da classe Kitty Hawk, descomissionado em 09 de Agosto de 1996.

       

       

O navio está conduzindo diversas operações de segurança marítima com as nações amigas, visando melhorar a interoperabilidade entre as Marinhas.  Já visitou a Naval Station Guantanamo Bay, em Cuba, Colômbia e Brasil, e ainda vai visitar o Chile e Peru, antes de seu destino final.

Carros de Combate

       

Um amplo hangar, localizado em um deck inferior, abrigará os carros de combate utilizados pelos Marines, possuindo uma rampa de fácil acesso ao hangar das aeronaves, nele estavam expostos um LAV-25 (Light Armored Vehicle), baseado no MOWAG Piranha 8×8, configurado com um canhão de 25mm M242 Bushmaster e duas metralhadoras M240 7.62 mm e um LAV-AT (Anti-Tank) com uma torre lançadora Emerson 901A1 TOW-2 ATGM (Anti-Tank Guided Missile), que possui capacidade de carregar até 16 mísseis TOW, também é armado com uma metralhadora M240 7.62 mm.

       

O MV-22 Osprey

O USS America trouxe a bordo, pela primeira vez ao Brasil, os inovadores Tiltrotor Bell-Boeing MV-22 Osprey, aeronaves que combinam as vantagens de decolagem e pouso vertical (V/STOL – Vertical and/or Short Take-Off and Landing) e voo pairado como de um helicóptero, aliado a alta velocidade e autonomia de voo de um avião.

       

Na exposição estática dos Osprey, nos chamou atenção o ITV-LSV (Internally Transportable-Light Strike Vehicle) M1161 “Growler”, um Jeep de pequenas dimensões, especialmente projetado para ser transportado pelo MV-22 do USMC.

       

Os quatro MV-22 Osprey são pertencentes ao Marine Operational Test and Evaluation Squadron Twenty-Two (VMX-22), também conhecido como “Argonauts”, estão baseados na Marine Corps Air Station New River, na Carolina do Norte e é subordinado ao Commander Operational Test and Evaluation Force (COMOPTEVFOR).

       

       

O MH-60S Knighthawk

Também se encomtravam a bordo três helicópteros multi-missão MH-60S Knighthawk, substitutos dos helicópteros Boeing CH-46D Sea Knight, que realizam as missões de VERTREP (Vertical Replenishment), C-SAR (Combat-SAR), suporte as Operações Especiais e ataque, podendo ser armado com dois lançadores quádruplos de mísseis Hellfire.

       

       

Os “Sierra” pertencem ao Helicopter Sea Combat Squadron Two One (HSC-21), também conhecido com “Blackjacks” e estão baseados na Naval Air Station North Island, em San Diego.

Apresentação do Navio

Da esq. para dir.: Capt. Hall, Consul John Creamer, Rear-Adm Ponds e Lt. Col Hasseltine.

Ocorrida no convoo e tendo como pano de fundo o MV-22 Osprey e o Corcovado, a apresentação do navio foi iniciada pelo Consul Geral do Estados Unidos no Rio de Janeiro, senhor John S. Creamer, seguido pelo Rear-Admiral Fernandez “Frank” L. Ponds, Comandante do Expeditionary Strike Group Three, que ressaltou quanto a hospitalidade da cidade do Rio de Janeiro e enfatizou os laços de amizade entre as Marinhas do Brasil e dos Estados Unidos.

Rear-Admiral Fernandez “Frank” L. Ponds, Comandante do Expeditionary Strike Group Three

Após suas palavras, o Alte. Ponds apresentou o Boatswain’s Mate 1st Class (BM1) Tiago Campos, único brasileiro pertencente a tripulação do LHA 6. Tiago é natural de Brasília e se mudou com seus pais para os EUA quando tinha apenas 10 anos de idade. O BM Tiago já está a dez anos na US Navy.

Boatswain’s Mate (BM) Tiago Campos

Após as apresentações, o Defesa Aérea & Naval foi recebido pelo Capt. Robert A. Hall Jr., Commanding Officer, e pelo Capt. Michael Baze, Executive Officer.

       

Dentre os vários assuntos tratados, ressaltamos quanto a utilização de placas, especialmente projetadas, que são peiadas ao convoo durante períodos mais longos em que os MV-22 Osprey permanecem rotacionando, evitando danos causados por super aquecimento do convoo, e de sua estrutura, devido a exaustão de gases quentes, que são direcionados para baixo, ao contrários das demais aeronaves. Somente durante a fase dos check’s de pré-voo, a aeronave permanece acionada por quase uma hora no spot.

Placas de proteção da exaustão do MV-22 no convoo

Os Capt. Hall e Baze também ressaltaram quanto as operações aéreas realizadas pelas aeronaves da Marinha do Brasil a bordo, composta por helicópteros UH-12/13 Esquilo (Esquadrão HU-1), UH-15 Super Cougar (Esquadrão HU-2) e MH-16 Seahawk (Esquadrão HS-1), que realizaram cross-deck com o navio norte-americano, proporcionando aos nossos Aviadores Navais a oportunidade de operarem com um Navio de Propósitos Múltiplos (NPM), similar ao proposto no PROSUPER.

Os Editores do DAN, Padilha e Wiltgen, a bordo do USS America

“BELLO VEL PACE PARATUS”
(Preparado para a Guerra ou para a Paz)

NOTA do EDITOR: O DAN agradece ao Rear-Admiral Ponds, ao Capt. Hall e Capt. Baze, pela gentileza que nos atenderam e ao senhor Guilherme Monsanto (Consulado Geral dos EUA), que não poupou esforços em colaborar para a realização desta cobertura.

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