O porta-aviões descomissionado USS Saratoga, se dirigiu para o ferro-velho no Texas, depois que a Marinha americana pagou 1 centavo pelo seu desmanche.
O porta aviões de 81.101 toneladas que uma vez bloqueou navios soviéticos durante a Crise dos Mísseis de Cuba será desmanchado para reciclagem.
O Saratoga irá para Brownsville, Texas, no final deste ano para ser desmanchado pela empresa ESCO Marine Naval Sea Systems Command, disse a Marinha em um comunicado de imprensa.
O Saratoga é o segundo de três porta aviões convencionais destinados a abate. O All Metals Star recebeu o Forrestal no início deste ano, também por um centavo. Um terceiro contrato está pendente para o Constellation, com a International Ltd.
O pagamento de um centavo é o valor mais baixo que a Marinha pode oferecer para a empresa comprar o navio. A ESCO Marine vai lucrar com a venda da sucata.
O porta aviões, o sexta Saratoga na história dos EUA, foi descomissionado em 1994, após 38 anos de serviço. Apesar das tentativas de transformá-lo em um museu, a Marinha decidiu em 2010 que nenhum das opções eram viáveis para coloca-lo em uma exibição pública.
Além de seu papel central no 1962 na Crise dos Mísseis Cubanos, o “Super Sara”, também foi envolvido em um ataque aéreo contra a Líbia 1986.
O navio seguirá para o Texas neste verão a partir da Estação Naval de Newport, Rhode Island.
FONTE: Navytimes
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval