US Navy envia submarino nuclear ao estreito de Ormuz

Dubai, Emirados Árabes Unidos – Um submarino com propulsão nuclear americano atravessou a via navegável estrategicamente vital entre o Irã e a Península Arábica na segunda-feira, disse a Marinha dos EUA, um raro anúncio que ocorre em meio a tensões crescentes com o Irã.

A 5ª Frota da Marinha baseada no Bahrein disse que o submarino de mísseis guiados USS Georgia (SSGN 729), da classe Ohio, acompanhado por dois outros navios de guerra, passou pelo Estreito de Ormuz, uma passagem estreita por onde passa 1/5 dos suprimentos de petróleo do mundo.

O trânsito incomum nas águas rasas do Golfo Pérsico, com o objetivo de ressaltar o poderio militar americano na região, segue-se à morte de Mohsen Fakhrizadeh, no mês passado, um cientista iraniano nomeado pelo Ocidente como o líder do extinto programa nuclear militar da República Islâmica. Também ocorre cerca de duas semanas antes do aniversário do ataque de drones americano em janeiro, que matou o comandante militar iraniano, general Qassem Soleimani. O Irã prometeu buscar vingança por ambas as mortes.

A presença do submarino de mísseis balísticos da classe Ohio nas vias navegáveis ​​do Oriente Médio sinaliza o “compromisso da Marinha dos EUA com os parceiros regionais e a segurança marítima”, disse a Marinha, demonstrando sua prontidão para se defender contra qualquer ameaça a qualquer momento. O USS Georgia está armado com 154 mísseis de cruzeiro Tomahawk de ataque terrestre e pode hospedar até 66 forças de operações especiais, acrescentou a Marinha.

No início deste mês, os militares dos EUA voaram com dois aviões bombardeiros para o Oriente Médio em uma missão que as autoridades americanas descreveram como uma mensagem de dissuasão ao Irã. As demonstrações de poderio militar têm como objetivo sinalizar o compromisso contínuo dos Estados Unidos com o Oriente Médio, mesmo com a administração do presidente Donald Trump retirando milhares de soldados do Iraque e do Afeganistão.

A 5ª Frota cobre uma área de 2,5 milhões de milhas quadradas (6,5 milhões de quilômetros quadrados), passando pelo Golfo Pérsico, Mar Vermelho, Golfo de Omã e partes do Oceano Índico.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: San Diego Tribune

Sair da versão mobile