Por Richard Whittle
A Marinha vai comprar V-22 Osprey tiltrotors para substituir suas envelhecidas aeronaves turboélice C-2A Greyhound para as missões de COD a bordo de seus porta aviões.
Breaking Defense obteve em 05 de janeiro, um memorando assinado pelo secretário da Marinha Ray Mabus, pelo Chief of Naval Operations Adm. Jonathan Greenert, e pelo Marine Corps Commandat Gen. Joseph Dunford. Ele prevê que a Marinha irá comprar quatro V-22 Osprey a cada ano de fiscal 2018-2020.
O MOU marca um grande triunfo para o escritório do programa Naval Air Systems Command V-22 , do Corpo de Fuzileiros Navais e de outros defensores do Osprey, que têm argumentado por anos, que a Marinha deve substituir seus velhos C-2As pelos V-22. “A Marinha é responsável por modificar estes V-22 numa configuração HV-22 para a missão COD,” como consta no MOU.
As partes concordam que os documentos subsequentes, irão fornecer detalhes sobre o conceito de operações. Um memorando do acordo irá detalhar o apoio do Marine Corps para a transição do HV-22 da Marinha, que inclui treinamento e potencial implantação de aviões MV-22 e pessoal para suportar os requisitos de DQO.
O acordo com o Navy Marine Corps deve ser ratificado no próximo orçamento da defesa pelo Congresso. A Northrop Grumman, fabricante do C-2A, propôs a construção de uma versão modernizada incorporando características da aeronave AEW, E-2D Hawkeye.
O MOU assinado por Mabus, Greenert e Dunford é um marco na história do revolucionário V-22, que começou no início de 1980 a mando do secretário da Marinha John Lehman, mas gastou um quarto de século para entrar em serviço. A Marinha originalmente deveria comprar 380 Ospreys para busca e salvamento e missões de guerra anti-submarino, mas depois que Lehman deixou o cargo, o serviço cortou para 48 V-22.
Os fuzileiros navais estão adquirindo 360 Ospreys e a Air Force Special Operations Command outros 50. O escritório do programa informou que desde março, 257 foram adquiridos ,de um número planejado de 460 Ospreys, incluindo dois para pesquisa, desenvolvimento, teste e avaliação. De acordo com o mais recente contrato de vários anos, que termina no ano fiscal de 2017, o “custo esvoaçante” para cada Osprey é cerca de US $ 68 milhões. Até o último par de anos, os líderes da Marinha haviam demostrado pouco interesse em comprar seus planejadas 48 Ospreys.
Mas em 2011, o Corpo de Fuzileiros Navais qualificando seus MV-22 para pousos em porta aviões, e, em uma avaliação realizada no verão passado ao largo da costa da Flórida, os V-22s realizaram transporte de passageiros e de carga para o USS Harry S Truman (CVN 75), constatou que: “O V-22 demonstrou uma capacidade eficaz, flexível e segura para realizar a missão COD sem modificações e sem impacto negativo para as operações de voo cíclicos”.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
FONTE: Breaking Defense