Por John Keller
WASHINGTON – Pesquisadores de armas eletromagnéticas da Marinha dos EUA (US Navy), estão pesquisando a indústria para encontrar empresas capazes de apoiar esforços de pesquisa em armas de RF (Rádio Frequência), microondas de alta potência e lasers de alta potência para proteger navios de guerra de superfície contra mísseis, barcos em enxame e aeronaves não tripuladas.
Funcionários do Laboratório de Pesquisa Naval (NRL) em Washington emitiu um aviso de procura de fontes para o projeto de Desenvolvimento, Aplicação e Teste de Sistemas Eletromagnéticos de Alta Potência. O NRL precisa de empreiteiros para ajudar no projeto, prototipagem e avaliação não apenas de tecnologias de guerra eletromagnética, mas também de armas laser de pulso ultracurto e de alta energia.
Os esforços envolvem melhorar as contramedidas de RF, ondas milimétricas e infravermelho para defesa contra mísseis inimigos, explosivos improvisados, aeronaves não tripuladas e ataques de enxames de pequenas embarcações para defesa de navios.
Foram desenvolvidas tecnologias de microondas de alta potência que exigem design, desenvolvimento, prototipagem rápida e produção limitada adicionais. Os empreiteiros fornecerão profissionais experientes pessoal científico, técnico, de gestão e de logística.
De interesse específico é o apoio à investigação em microondas de alta potência para combater sensores electrônicos, aeronaves não tripuladas e mísseis de cruzeiro antinavio. O suporte envolve análise e design de sistema, desenvolvimento de protótipo, teste de sistema, coleta de dados e simulação computacional.
Os empreiteiros também avaliarão as vulnerabilidades dos sistemas de navegação resistentes a congestionamentos e o tipo de sistemas de bloqueio capazes de derrotá-los. O NRL é responsável pela pesquisa em sistemas de guerra eletromagnética, como energia dirigida e sistemas de contramedidas eletrônicas para melhores contramedidas de defesa de navios que usam RF de alta potência, lasers de alta potência e sistemas de descarga eletrostática para parar embarcações inimigas e cegar seus sensores.
Da indústria, o NRL quer declarações de capacidades relacionadas com armas electromagnéticas e lasers de alta potência para protecção de navios, incluindo experiência anterior, pessoal disponível e informações relacionadas. As empresas foram solicitadas a responder até agosto.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Military+Aerospace Electronics