US Navy apreende fertilizante usado para fazer explosivos no Golfo de Omã

Esta foto divulgada pela Marinha dos EUA mostra membros do serviço dos EUA conduzindo um embarque em um navio de pesca apátrida nas águas do Golfo de Omã enquanto um barco inflável e o navio costeiro USS Chinook (PC 9) navegam nas proximidades, terça-feira, 18 de janeiro.

A Marinha dos EUA anunciou no domingo que apreendeu um barco no Golfo de Omã carregando fertilizante usado para fazer explosivos como o que foi pego no ano passado contrabandeando armas para o Iêmen. A Royal Navy disse que confiscou 1.041 Kg de drogas ilegais nas mesmas águas.

As interdições foram apenas as mais recentes nas águas voláteis do Golfo Pérsico, enquanto as autoridades americanas e britânicas intensificam as apreensões de contrabando durante o conflito no Iêmen e o tráfico de drogas em curso na região.

A 5ª Frota da Marinha dos EUA, sediada no Oriente Médio, disse que seu destróier USS Cole e navios de patrulha pararam e revistaram um dhow de pesca apátrida, que estava navegando do Irã em uma rota marítima de contrabando de armas para a guerra, que devastou o Iêmen.

Terça-feira as forças dos EUA encontraram 40 toneladas de fertilizante de uréia, conhecido por ser um ingrediente-chave em dispositivos explosivos improvisados ​​caseiros, escondidos a bordo. As autoridades disseram que o navio havia sido apreendido anteriormente na costa da Somália e encontrado no ano passado carregado com milhares de rifles de assalto e lançadores de foguetes, entre outras armas.

Especialistas da ONU dizem que armas com essas características técnicas provavelmente do Irã, são para apoiar os rebeldes houthis. A Marinha entregou o navio, a carga e a tripulação Yemeni à guarda costeira do Iêmen no início desta semana.

TRADUÇÃOE ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: AP

Sair da versão mobile