A Marinha dos Estados Unidos (US Navy) aceitou, em 24 de abril, a entrega do USS Zumwalt (DDG 1000), o primeiro da próxima geração de navios de guerra multi-missão da Marinha.
Após essa entrega, o navio fará a transição para a Ativação de Sistemas de Combate para a próxima fase de testes de desenvolvimento e integração no mar. A Raytheon Integrated Defense Systems é a contratada principal do Zumwalt para ativação e integração do Combat System para navios da classe, tanto em Bath, no Maine, quanto em San Diego, na california.
Com a entrega, USS Zumwalt se junta à Frota do Pacífico e permanece designado para o Surface Development Squadron One. Além dos testes do sistema no mar, o DDG 1000 também funcionará como um facilitador essencial na aceleração de novos recursos de combate e no rápido desenvolvimento e validação de táticas, técnicas e procedimentos operacionais.
Empregando um IPS (Integrated Power System) inovador e altamente resistente, o DDG 1000 tem a capacidade de distribuir 1000 volts de corrente contínua por toda a embarcação, permitindo maior capacidade de energia para vários requisitos operacionais. Além disso, o formato da superestrutura e o arranjo de suas antenas, reduzem significativamente a seção transversal, tornando o navio menos visível aos radares inimigos.
O USS Zumwalt é o primeiro da classe, seguido do USS Michael Monsoor (DDG 1001) e do terceiro e último navio, o futuro USS Lyndon B. Johnson (DDG 1002), que está em construção no estaleiro da BIW em Bath, no Maine.
FONTE: USN